Primeira edição da PND ocorre neste domingo (26) com mais de 1 milhão de inscritos em 750 cidades
Prova atrai mais de 1 milhão de inscritos e acontecerá em 750 cidades pelo país.
Aplicação da PND pelo Inep
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realiza neste domingo (26) a primeira edição da PND (Prova Nacional Docente) em todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa prova, uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação) deste ano, visa avaliar o conhecimento e a formação dos futuros professores em cursos de licenciatura. Além disso, servirá como ferramenta para estados e municípios na seleção de docentes para suas redes de ensino.
Inscrições e Orientações
No seu ano inaugural, a PND contabilizou 1.086.914 inscrições e será aplicada em 750 cidades. O Inep orienta os candidatos a ficarem atentos às regras e prazos do edital PND 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os itens obrigatórios para a realização da prova incluem um documento de identificação com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta, feita de material transparente.
Cronograma e Estrutura da Prova
O cronograma do exame é unificado em todo o país, seguindo o horário de Brasília (DF):
Leia também:
Lula sanciona lei do Sistema Nacional de Educação e transforma alfabetização em política permanente
Adelmo Rossi revela como Machado de Assis antecipou conceitos de Freud em nova obra fascinante
CPS alerta sobre falsos sites para inscrição no Vestibulinho das Etecs; confira detalhes!
- Abertura dos portões: 12h
 - Fechamento dos portões: 13h
 - Início da prova: 13h30
 - Término da prova: 19h
 
Os participantes podem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição no Sistema PND, que informa o local, a data e os horários da aplicação. Embora não seja obrigatório, o Instituto recomenda que o Cartão seja levado no dia da prova.
Carteira Nacional Docente
A Carteira Nacional Docente é um documento destinado a professores, mas detalhes sobre sua função e importância não foram abordados neste texto.
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












