Primeira edição da PND ocorre neste domingo (26) com mais de 1 milhão de inscritos em 750 cidades
Prova atrai mais de 1 milhão de inscritos e acontecerá em 750 cidades pelo país.
Aplicação da PND pelo Inep
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realiza neste domingo (26) a primeira edição da PND (Prova Nacional Docente) em todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa prova, uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação) deste ano, visa avaliar o conhecimento e a formação dos futuros professores em cursos de licenciatura. Além disso, servirá como ferramenta para estados e municípios na seleção de docentes para suas redes de ensino.
Inscrições e Orientações
No seu ano inaugural, a PND contabilizou 1.086.914 inscrições e será aplicada em 750 cidades. O Inep orienta os candidatos a ficarem atentos às regras e prazos do edital PND 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os itens obrigatórios para a realização da prova incluem um documento de identificação com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta, feita de material transparente.
Cronograma e Estrutura da Prova
O cronograma do exame é unificado em todo o país, seguindo o horário de Brasília (DF):
Leia também:
FURG se torna pioneira e lança curso de Engenharia de Robôs no Brasil para 2026
CPS alerta sobre falsos sites para inscrição no Vestibulinho das Etecs; confira detalhes!
Vestibular 2025 da Unesp: Provas com Acessibilidade para Candidatos Surdos em Libras
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Término da prova: 19h
Os participantes podem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição no Sistema PND, que informa o local, a data e os horários da aplicação. Embora não seja obrigatório, o Instituto recomenda que o Cartão seja levado no dia da prova.
Carteira Nacional Docente
A Carteira Nacional Docente é um documento destinado a professores, mas detalhes sobre sua função e importância não foram abordados neste texto.
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












