O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), em colaboração com a FIA Business School, lançou nesta semana sua pesquisa de previsões para setembro de 2025. O estudo indica um crescimento moderado no varejo brasileiro, com ênfase em segmentos particulares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Claudio Felisoni, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, projeta que o varejo restrito terá variação de 0,02% em relação a agosto e crescimento de 0,93% na comparação com setembro de 2024. No acumulado do ano, a alta prevista é de 2,02%, e a variação em 12 meses deve atingir 2,47%.
O setor varejista diversificado, abrangendo automóveis, motocicletas, autopeças e materiais de construção, deve apresentar um crescimento de 0,29% em relação a agosto e 3,72% em comparação com o ano anterior. O volume acumulado até o momento aponta para uma expansão de 1,37%, com uma variação de 1,71% nos últimos doze meses.
LEIA TAMBÉM!
Setores em destaque
Tecidos, vestuário e calçados apresentam projeções positivas, com expectativa de alta de 10,07% em setembro em relação ao mesmo mês de 2024. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, por sua vez, devem apresentar crescimento estimado em 4,24%.
Alguns segmentos apresentam redução. O estudo demonstra declínio de 10,09% em Livros, jornais, revistas e papelaria, além de retração de 4,90% em Veículos, motos, partes e peças e de 4,82% em Material de construção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Metodologia
As projeções foram elaboradas com base em séries temporais da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, com dados a partir de dezembro de 2015. Para esta versão, foram utilizadas séries desestacionalizadas, considerando 2022 como base 100. Os dados oficiais mais recentes do IBGE correspondem a junho de 2025.
Fonte por: Carta Capital