Presidentes da UE se reunirão com Zelensky
O encontro entre o presidente ucraniano e o presidente dos EUA deverá ocorrer na segunda-feira, 18.

Todos para Washington. Após a cúpula entre Donald Trump e Vladimir Putin no Alasca, que não rendeu nenhum anúncio, os líderes europeus se uniram em torno do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e o acompanharam à Casa Branca na segunda-feira (18).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi comunicada no domingo (17), antes de uma videoconferência da “coligação dos voluntários”, que engloba a maioria dos países europeus, a UE, a OTAN e nações não europeias, como o Canadá, e que tem como objetivo avaliar as diretrizes de um possível acordo de paz entre Ucrânia e Rússia.
O presidente francês, Emmanuel Macron; o chefe de Governo alemão, Friedrich Merz; a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni; o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer; o presidente finlandês, Alexander Stubb, e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, encontram-se em Washington.
Leia também:

Zelensky não identifica “qualquer sinal” de que a Rússia esteja aberta a realizar um encontro entre os três países

O Exército israelense declarou que irá focar suas ações militares no centro da cidade de Gaza

Tiroteio em bar de sinuca resulta em sete vítimas fatais no Equador
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou grande satisfação por acompanhá-los amanhã, e também estará na capital americana.
O presidente ucraniano, que qualificou esta “unidade”, destacou que desconhece “exatamente” o que Putin e Trump conversaram no Alasca. “Gostaria que o presidente Trump fornecesse a mim e aos líderes europeus muitos detalhes”, acrescentou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que o presidente Trump disse sobre garantias de segurança é mais importante para mim do que as reflexões de Putin. Porque Putin não nos dará nenhuma garantia de segurança, afirmou. O tema das garantias de segurança deverá ser central nesta reunião. “Aplaudimos a disposição do presidente Trump em fornecer garantias de segurança à Ucrânia, semelhantes a “Até o momento, a Rússia não deu nenhum indicativo de que a cúpula tripartite ocorrerá”, afirmou ele.
Após três anos e meio do conflito mais violento na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, o Exército russo controla cerca de 20% do território ucraniano, abrangendo quase toda a região de Luhansk e uma grande parte da vizinha Donetsk, onde seu avanço se intensificou. A situação é distinta nas regiões de Zaporizhzhia e Kherson, onde os principais centros urbanos permanecem sob o domínio ucraniano.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)