Presidente Trump reinstala estátua de general confederado removida em 2020
A população removeu a estátua utilizando uma corda e tentou incendiá-la, repetindo o slogan do movimento negro ‘Vidas Negras Importam’.

O Serviço Nacional de Parques anunciou nesta segunda-feira, 4, que a estátua de um general confederado, derrubada e danificada em 2020 por manifestantes antirracistas, será restaurada e reinstalada em Washington.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Guerra da Secessão americana entre os estados do norte e do sul (confederados) resultou com o fim da escravidão e a reunificação do país.
Em 2020, diversos monumentos dedicados a figuras da Confederação foram desmantelados.
Leia também:

Apoadores de Evo Morales incitarão ao voto nulo nas eleições presidenciais de agosto

Israel avança com uma nova fase do conflito em Gaza

Mauro Vieira critica o “arranjo” e afirma que a soberania não é matéria trocável
Albert Pike (1809-1891), também jurisconsulto e escritor, constituiu a única figura militar confederada com um monumento próprio na capital dos Estados Unidos.
Logo após a remoção da estátua de Pike, manifestantes tentaram fazer o mesmo com a do sétimo presidente dos Estados Unidos, Andrew Jackson (1767-1845), favorável à escravidão e admirado pelo presidente Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Serviço Nacional de Parques restaurará e reinstalará a estátua de bronze de Albert Pike, que foi derrubada e vandalizada durante os distúrbios de junho de 2020. A previsão é que ela seja colocada novamente em um parque de Washington, em outubro.
Em março, Trump assinou dois decretos “para tornar o distrito de Columbia [Washington] um lugar seguro e bonito” e “para restaurar a verdade e a sanidade na história americana”.
O bilionário republicano, que já esteve no poder em um primeiro mandato de 2017 a 2021, classificou o ocorrido com a estátua de Pike como uma “vergonha” para o país.
A mobilização para remover estátuas de figuras favoráveis à escravidão fortaleceu-se após a morte de George Floyd, que foi sufocado em maio de 2020 por um policial branco.
Em 2018, durante a manifestação de 19 para 20 de junho, indivíduos derrubaram um monumento utilizando uma corda e tentaram incendiá-lo, ao mesmo tempo em que repetiam o slogan do movimento antirracista afro-americano “Vidas Negras Importam”.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)