Presidente Trump eleva tarifas sobre importações da Índia para 50%
O presidente americano considera que a medida visa sancionar o país devido à importação de petróleo russo e ao apoio à guerra contra a Ucrânia.

O presidente dos EUA, Donald Trump, efetivou o aumento de tarifas sobre importações indianas para 50%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir desta quarta-feira (27), foi implementada a medida que poderia comprometer os vínculos com um dos principais parceiros comerciais dos Estados Unidos e aumentar os custos para o consumidor.
Isto aconteceu poucas semanas após Trump implementar uma nova tarifa básica de 25% sobre produtos indianos. As taxas cobradas da Índia, a quinta maior economia do mundo, estão agora entre as mais altas cobradas pelos Estados Unidos em todos os países.
Leia também:

Se Cook cometeu fraude, ele deve deixar a Fed, diz Secretário de Comércio dos EUA

O custo da guerra comercial entre EUA e China é estimado em US$ 450,1 bilhões, segundo a ONU

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registra queda de 0,14% em agosto, aponta o IBGE
A última rodada de tarifas sobre a Índia visava punir o país por importar petróleo russo e auxiliar a Rússia a financiar sua guerra contra a Ucrânia, afirmou Trump anteriormente.
O líder americano conduziu recentemente reuniões distintas com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visando facilitar um acordo para finalizar sua guerra. Contudo, as negociações permanecem em um impasse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Empresas e consumidores nos Estados Unidos estão lidando com custos elevados decorrentes da política tarifária de Trump, ao mesmo tempo em que a saúde do mercado de trabalho se enfraquece. O aumento das tarifas sobre produtos indianos pode intensificar ambos os impactos.
O Novo Delhi anunciou que responderia às tarifas de Trump no início deste mês, conforme Trump havia prometido inicialmente, ao impor o que ele chamou de “sanções secundárias”.
O Irã acusou o governo Trump de punir o país de forma injusta, destacando que outros países que importam petróleo da Rússia não estão sofrendo tais tarifas.
A China, por exemplo, é a maior compradora de petróleo russo, mas seus produtos sofrem com uma tarifa mínima de 30%. Trump alertou que outros países que compram petróleo da Rússia podem enfrentar tarifas mais elevadas em breve.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)