Presidente Trump atrasa a elevação de tarifas para o México em 90 dias
A segunda maior economia da América Latina enfrentaria impostos alfandegários adicionais de 30% a partir da próxima sexta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que manterá as tarifas sobre produtos mexicanos por 90 dias para negociar um “acordo comercial” dentro desse prazo, após conversar por telefone com a presidenta mexicana, Claudia Sheinbaum.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O segundo maior da América Latina enfrentava impostos alfandegários extras de 30% a partir da próxima sexta-feira, após o término do período de negociação de acordos com Washington.
Isso representa um grande peso para um país que exporta 80% de seus produtos para o território americano devido ao Tratado de Livre Comércio da América do Norte (T-MEC), do qual faz parte com os Estados Unidos e o Canadá.
Leia também:

A definição de isenções tarifárias não foi responsabilidade exclusiva do Brasil, afirma Barral

Trump causa instabilidade no comércio global com tarifas recém-introduzidas

Lula mantém a disposição para o diálogo com Trump, ao mesmo tempo em que afirma estar focado em ações para combater a alta das tarifas
Os produtos contemplados neste acordo já estavam protegidos contra as tarifas impostas por Trump.
“Acabei de finalizar uma ligação com a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, que foi bastante bem-sucedida”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social. A mandatária classificou a ligação como “muito positiva”, em uma mensagem no X.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acordamos em prorrogar, por 90 dias, o mesmo acordo que vigorou no período anterior, no qual o México continuaria pagando uma taxa de 25% sobre o fentanil, uma taxa de 25% sobre automóveis e uma taxa de 50% sobre aço, alumínio e cobre, acrescentou o presidente americano.
O presidente Trump estabeleceu uma taxa de 25% sobre o México com o objetivo de incentivá-lo a intensificar o combate ao tráfico de fentanil, um opioide potente que representa uma séria crise de saúde nos Estados Unidos.
Em relação aos automóveis, até o momento a taxa apenas foi aplicada às peças soltas que não são originárias dos Estados Unidos.
O México concordou em eliminar imediatamente suas inúmeras barreiras comerciais não tarifárias, conforme Trump adicionou, sem detalhá-las.
O presidente republicano afirmou que discutirão com o México durante os próximos 90 dias, com o objetivo de assinar um acordo comercial dentro desse prazo, ou até mais.
As complexidades de um acordo com o México são um pouco diferentes das de outros países devido aos problemas e às vantagens da fronteira, reconheceu Trump, que nos últimos meses agradeceu ao seu vizinho pelos esforços na luta contra a imigração irregular.
Trump garante que haverá uma cooperação contínua na fronteira em todos os aspectos da segurança, incluindo o combate ao tráfico de drogas e à imigração irregular.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)