Presidente Lula expressa repúdio e exige esclarecimentos dos Estados Unidos em comunicado

O documento reforça a carta enviada em maio pelo governo brasileiro, a qual não recebeu resposta dos norte-americanos.

16/07/2025 12:39

1 min de leitura

Presidente Lula expressa repúdio e exige esclarecimentos dos Estados Unidos em comunicado
(Imagem de reprodução da internet).

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou nova carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), na terça-feira (15.jul.2025), solicitando a revogação das tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo do Brasil expressa sua indignação em relação à taxa adicional anunciada pelo republicano em 9 de julho. A cobrança extra entra em vigor a partir de 1º de agosto. Segue a íntegra do documento (PDF – 192 kB).

O governo brasileiro afirmou manter diálogo de “boa-fé” com as autoridades norte-americanas, visando aprimorar o comércio bilateral. Indicou que encaminhou, em 16 de maio, uma carta confidencial de proposta com áreas de negociação, que não recebeu resposta dos Estados Unidos.

Leia também:

A aplicação das tarifas terá um impacto muito negativo nos setores importantes de ambas as economias, colocando em risco uma parceria econômica historicamente forte e profunda entre nossos países, afirmou a carta.

O documento também afirma que o Brasil reiterou seu interesse em receber uma resposta dos EUA. “O Brasil permanece preparado para dialogar com as autoridades americanas e negociar uma solução mutuamente aceitável sobre os aspectos comerciais da agenda bilateral, com o objetivo de preservar e aprofundar o relacionamento histórico entre os dois países e mitigar os impactos negativos do aumento de tarifas em nosso comércio bilateral”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É assinado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Os destinatários são:

Fonte por: Poder 360

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.