Presidente do STF se reúne com líder do PL após investigação sobre Valdemar Costa Neto

Reunião no STF ocorre após decisão que reabriu investigação sobre Valdemar Costa Neto devido a críticas às urnas eletrônicas. Confira no Poder360.

22/10/2025 13:02

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Reunião entre Edson Fachin e Sóstenes Cavalcante

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, se reunirá nesta quarta-feira (22.out.2025) com o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ). O encontro está agendado para as 19h30 (horário de Brasília), no gabinete da Presidência do tribunal, em Brasília.

Desde que assumiu a presidência do Supremo, Fachin tem mantido uma agenda repleta de audiências com diversas autoridades. Nesta quarta-feira (22.out), estão programados também encontros com o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Vital do Rêgo; o presidente do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), José Alberto Simonetti; e os deputados Pedro Campos (PSB-PE) e Tabata Amaral (PSB-SP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assuntos em pauta

A pauta da reunião entre Fachin e Sóstenes não foi divulgada pelo STF. Contudo, o encontro ocorre um dia após a 1ª Turma da Corte decidir reabrir a investigação contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. As investigações visam esclarecer se Valdemar esteve envolvido em crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, no contexto de um golpe para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Leia também:

Além disso, Sóstenes já se manifestou contra a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga de ministro do STF, que se abriu com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso. O deputado declarou que, apesar de Messias ser evangélico, “representa mais o PT e a esquerda”.

Preferências para a nova indicação

Entre os quatro nomes considerados para o cargo, o líder do PL expressou preferência por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), argumentando que o senador “tem melhor trânsito com o Congresso”. A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça a indicação do AGU assim que retornar de sua viagem pela Ásia, no início da próxima semana.

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.