Presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que o México e os EUA estão formando equipes de trabalho sobre o fentanil
As negociações se desenvolveram em cenário de boatos da mídia americana de que Trump ordenou, no início de agosto, que o exército enfrentasse os cartéis…
México e Estados Unidos criaram grupos de trabalho para investigar a origem, locais de fabricação e insumos utilizados na produção de fentanil, em virtude de um novo acordo de cooperação contra o crime, declarou a presidenta Claudia Sheinbaum nesta quarta-feira 27.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A assinatura do acordo está prevista para o próximo mês de setembro, ocasião em que o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, realizará uma visita ao México, informou a presidente.
O governo mexicano aumentou seus esforços para combater o tráfico de drogas e a imigração ilegal para os Estados Unidos, sob forte pressão do presidente Donald Trump, que ameaça aplicar tarifas elevadas às exportações mexicanas caso o país não tome medidas contra esses problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A presidente Sheinbaum afirmou durante sua rotina de coletiva de imprensa matinal que será coordenado o estabelecimento de grupos de trabalho para investigar a origem do fentanil nos Estados Unidos, incluindo a identificação dos precursores e locais de fabricação.
Ela explicou que o entendimento que inclui esses segmentos constitui um bom sinal de colaboração, onde ambos os países participarão “em pé de igualdade”, trocando informações de forma mútua.
Leia também:
Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China
Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico
Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão
As negociações se desenvolveram em meio a boatos da imprensa americana de que Trump ordenou, no início de agosto, que o exército enfrentasse os cartéis de drogas latino-americanos, alguns deles considerados organizações terroristas em fevereiro.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.












