Presidente do Líbano emite aviso à autoridade do Irã sobre interferência
Informação divulgada após a validação de um plano para neutralizar o grupo, que conta com o apoio de Teerã.
O presidente do país, Joseph Aoun, afirmou a uma autoridade iraniana de alto escalão nesta quarta-feira (13) que nenhum grupo no Líbano possui permissão para possuir armas ou receber apoio externo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diálogo entre os dois responsáveis ocorreu após o governo libanês sancionar um projeto com apoio dos Estados Unidos para desarmar o grupo Hezbollah, ligado a Irã.
Em Beirute, durante uma reunião com Ali Larijani, secretário do principal órgão de segurança do Irã, Aoun alertou contra a interferência externa nos assuntos internos do Líbano, afirmando que o país está aberto à cooperação com o Irã, mas somente dentro dos limites da soberania nacional e do respeito mútuo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Larijani, por sua vez, declarou que a República Islâmica apoia a soberania do Líbano e não interfere em suas decisões.
“Qualquer decisão tomada pelo governo libanês em consulta com a resistência é respeitada por nós”, declarou o secretário após conversas separadas com o presidente do Parlamento do Líbano, Nabih Berri, cujo movimento Amal é um aliado do Hezbollah.
Leia também:
Conflito em Sinaloa: 13 mortos e 4 detidos em ataque de grupo armado na região
Israel devolve 45 corpos de palestinos à Faixa de Gaza em meio a desafios de identificação
Cuomo Rejeita Apoio de Trump e Critica Temores sobre Zohran Mamdani na Eleição Municipal
Resistência, Larijani se referia ao Hezbollah, grupo muçulmano xiita fundado em 1982, que se tornou uma força de “Estado dentro de Estado”.
Atualmente, o grupo é mais bem estruturado que o Exército libanês, e tem combatido Israel ao longo de várias décadas.
O Irã não apresentou nenhum plano para o Líbano; foram os EUA. Aqueles que intervêm nos assuntos libaneses são que definem planos e prazos, comentou o secretário iraniano.
Ele afirmou que o Líbano não deve “misturar seus inimigos com seus amigos”, seu inimigo é Israel, seu amigo é a resistência.
Recomende ao Líbano que sempre valorize a resistência.
Os Estados Unidos apresentaram um plano, através do enviado do presidente Donald Trump, para a região, Tom Barrack, estabelecendo as etapas mais detalhadas até o momento para o desarmamento do Hezbollah, que rejeitou os crescentes pedidos de desarmamento desde o conflito com Israel no ano passado.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












