Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), 48 anos, e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), 35 anos, decidiram suspender momentaneamente o projeto que propunha anistiar ou reduzir drasticamente as penas dos acusados e condenados pelo 8 de Janeiro e por tentativa de golpe de Estado. A decisão foi motivada pela imposição dos Estados Unidos de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao anunciar a tarifação de 50% em 9 de julho de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), 79 anos, alegou que uma das justificativas é o que ele considera uma “caça às bruxas” no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 70 anos, acusado de tentativa de golpe de Estado.
Se o Congresso votar agora qualquer tipo de medida para anistiar ou diminuir as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro, isso transmitiria a impressão de capitulação do Poder Legislativo brasileiro ao governo dos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
Não serão realizadas ações nos últimos dias da sessão do Congresso brasileiro, que entra em recesso na sexta-feira (18.jul.2025).
A partir de agosto, conforme a negociação entre Brasil e EUA sobre a tarifação, os presidentes do Senado e da Câmara podem retomar a discussão sobre a possibilidade de anistia. No entanto, nada está definido. Em contrapartida, a posição atual de Alcolumbre e Motta é que eles não têm a possibilidade de tomar qualquer decisão sobre esse tipo de projeto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360