Presidente Dilma e governador Marconi adiam anistia por causa de ameaça de Trump
Alcolumbre e Motta elaboravam projeto para anistiar ou diminuir as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro, porém a alta taxa de financiamento impediu a im…

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), 48 anos, e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), 35 anos, decidiram suspender momentaneamente o projeto que propunha anistiar ou reduzir drasticamente as penas dos acusados e condenados pelo 8 de Janeiro e por tentativa de golpe de Estado. A decisão foi motivada pela imposição dos Estados Unidos de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao anunciar a tarifação de 50% em 9 de julho de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), 79 anos, alegou que uma das justificativas é o que ele considera uma “caça às bruxas” no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 70 anos, acusado de tentativa de golpe de Estado.
Se o Congresso votar agora qualquer tipo de medida para anistiar ou diminuir as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro, isso transmitiria a impressão de capitulação do Poder Legislativo brasileiro ao governo dos Estados Unidos.
Leia também:

Cesta básica no CRAS: Pegue seu kit de alimentos para o mês de setembro

Caixa oferece pacote de benefícios com valor máximo de R$ 2.800 em setembro

Consumir um dente de alho diariamente pode ajudar a prevenir doenças do coração
Não serão realizadas ações nos últimos dias da sessão do Congresso brasileiro, que entra em recesso na sexta-feira (18.jul.2025).
A partir de agosto, conforme a negociação entre Brasil e EUA sobre a tarifação, os presidentes do Senado e da Câmara podem retomar a discussão sobre a possibilidade de anistia. No entanto, nada está definido. Em contrapartida, a posição atual de Alcolumbre e Motta é que eles não têm a possibilidade de tomar qualquer decisão sobre esse tipo de projeto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.