Presidente de Portugal aprova lei anti-imigração que impacta brasileiros e limita reagrupamento familiar
Lei dos Estrangeiros impõe restrições ao reagrupamento familiar e à concessão de vistos para busca de emprego, gerando polêmica.
Presidente de Portugal Promulga Nova Lei dos Estrangeiros
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou na quinta-feira (16) a nova Lei dos Estrangeiros, que apresenta medidas restritivas em relação à imigração. Entre as principais mudanças, estão limitações no reagrupamento familiar e na concessão de vistos para busca de emprego.
O projeto foi aprovado pelo Parlamento português em 30 de setembro, após ter sido inicialmente barrado pelo Tribunal Constitucional. Na nota divulgada pela Presidência, Sousa ressaltou que a versão revisada da lei atende, ao menos em parte, às preocupações de inconstitucionalidade que haviam sido levantadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Decisões do Tribunal Constitucional
O Tribunal Constitucional havia declarado inconstitucionais cinco normas relacionadas ao reagrupamento familiar e às condições para seu exercício, além do direito de recurso. Com a nova legislação, os vistos para busca de trabalho serão limitados a profissionais qualificados.
Leia também:

Trump se declara “presidente mediador” em reunião com Zelensky e elogia Orbán

Zelensky afirma que Rússia teme mísseis Tomahawk dos EUA e pede mais armas a Kiev

Vitelio Brustolin: Reunião entre Putin e Trump não trará cessar-fogo na Ucrânia
Adicionalmente, a lei restringe o reagrupamento familiar para imigrantes que possuem autorização de residência em Portugal, excluindo os refugiados. Também foram alteradas as condições para a concessão de autorização de residência a cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.