A União Europeia e os Estados Unidos conseguiram um acordo comercial favorável que impede o aumento de tarifas, afirmou domingo, 27, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, após reunião com o presidente americano, Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após uma reunião de cerca de uma hora, Von der Leyen declarou que se tratava de “um bom acordo”. Trump, por sua vez, afirmou que o entendimento alcançado é bom “para todos”.
Trata-se de “um acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo”. “É um acordo enorme”, afirmou Von der Leyen.
LEIA TAMBÉM!
A União Europeia e os Estados Unidos acordaram sobre uma taxa geral de 15%. O bloco europeu também se comprometeu a realizar compras de aproximadamente 750 bilhões de dólares (41,8 trilhões de reais) em energia.
Ao retornar à Casa Branca, Trump implementou uma nova política comercial que incluiu tarifas elevadas sobre importações, podendo atingir 30% no caso da União Europeia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerando este contexto, a UE buscou uma solução negociada para evitar uma guerra comercial com consequências imprevisíveis.
Paralelamente, a União Europeia havia avançado na definição de um extenso conjunto de medidas retributivas caso os esforços de negociação não tivessem sucesso.
Fonte por: Carta Capital