Presidente Alckmin afirma que o Brasil pode solicitar um adiamento no pagamento de tarifas aos Estados Unidos

A partir de 1º de agosto, a alíquota de 50% será aplicada.

16/07/2025 19:45

1 min de leitura

Presidente Alckmin afirma que o Brasil pode solicitar um adiamento no pagamento de tarifas aos Estados Unidos
(Imagem de reprodução da internet).

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), declarou que o Brasil poderá solicitar aos Estados Unidos o adiamento da taxa de 50% sobre produtos brasileiros, se for necessário. A taxa começa a ser aplicada a partir de 1º de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É positivo que seja solucionado nos próximos dias, mas, caso haja a necessidade de extensão durante as negociações, não vejo problema, afirmou Alckmin.

As declarações foram feitas após reunião do governo com empresas dos EUA para discutir a tarifa de 50% anunciada por Donald Trump sobre a importação de produtos brasileiros.

Leia também:

A reunião ocorre no âmbito do comitê interministerial estabelecido pelo governo para definir a resposta do Brasil à questão tarifária.

Este é o segundo dia de reuniões do comitê. Na última terça-feira (15), ocorreu a primeira rodada de conversas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo se reuniu com a indústria e o agronegócio nacionais, que solicitaram que o Executivo negocie com os Estados Unidos uma extensão do prazo para o início de vigência da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com data prevista para 1º de agosto.

O objetivo do Planalto com o grupo é promover o diálogo e o acesso dos empresários brasileiros ao mercado dos Estados Unidos, buscando alinhar as posições entre os setores público e privado e estabelecer a estratégia de negociação mais adequada.

O vice-presidente defende que, antes que o governo tome qualquer decisão, é essencial ouvir o setor privado, que possui contato direto com o mercado norte-americano.

A criação do comitê foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os trabalhos estão sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, liderado por Alckmin, com o apoio das pastas da Fazenda, Casa Civil, Itamaraty e Relações Institucionais.

Compreenda a política tarifária de Trump em relação ao Brasil e seus efeitos na economia.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.