Prêmio MEC da Educação Brasileira: saiba quem foram os vencedores de 2025
A cerimônia de premiação reconheceu instituições educacionais de 35 cidades, 20 escolas e 54 estudantes, juntamente com 49 professores que atuam nos mun…

No Dia do Estudante, em 11 de maio, o MEC promoveu a primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, e homenageou 116 profissionais de destaque na área educacional de todo o país.
Santana iniciou sua apresentação destacando os desafios que caracterizam a educação nas escolas brasileiras. “Sessenta e seis milhões de brasileiros não concluíram o ensino básico neste país. O mínimo que uma nação deve assegurar é o ensino básico, pois isso tem um impacto significativo na questão social e na qualidade da formação da mão de obra e do trabalho deste país.”
Leia também:

Dia do Estudante: compreenda a importância de Dom Pedro I na instituição da data

A disparidade no acesso à creche se intensifica entre as classes sociais no Brasil

7 dicas para estudantes do 3º ano do ensino médio equilibrarem o período final com o Exame Nacional do Ensino Médio
O ministro destacou ainda a relevância do reconhecimento dos bons resultados alcançados, principalmente no contexto da vulnerabilidade econômica. “O papel do MEC é de coordenador, de incentivador, maestro da política, incentivador financeiro e técnico das políticas nacionais, mas elas precisam ser construídas com os entes federados, com os estados, municípios, com o chão da escola, ouvindo professores, gestores e estudantes.”
Reconhecer essas conquistas também é reafirmar o conceito de equidade no país, destacou Camilo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia homeneteu instituições educacionais de 35 municípios, 20 escolas e 54 alunos, além de 49 professores que acompanham os municípios e escolas premiadas. Foram distribuídos 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira selecionou os homenageados, com base em indicadores oficiais do ensino básico, incluindo o Censo Escolar, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Os prêmios consistem em troféus, medalhas, certificados e valores monetários, que variam de 100 mil a 500 mil reais.
Esses recursos visam aprimorar a infraestrutura escolar e reconhecer a importância dos profissionais da educação. A destinação dos valores ocorrerá por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas) para estados e municípios, e do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) para as escolas.
O prêmio foi instituído pelo Decreto nº 12.521/2025, visando reconhecer profissionais e instituições de ensino, além de estimular aprimorar a qualidade da educação básica e promover a equidade, em consonância com o PNE (Plano Nacional de Educação).
A cerimônia será anual e os estudantes com alto desempenho na redação do Enem receberam medalhas, smartphones e tablets, sendo estes últimos doados pela Receita Federal. “A educação transforma vidas e a única forma de dar oportunidade para a vida das pessoas é através da educação. Nosso objetivo não é promover a competição, mas reconhecer os esforços de toda rede de educação do país”, refletiu o ministro.
O Prêmio MEC da Educação Brasileira:
O evento de ontem, segunda-feira (11), homenageou os projetos pedagógicos desenvolvidos em diversas categorias e regiões do país. O Ceará, que se destacou pela promoção da educação básica nos últimos anos, conquistou o primeiro lugar nas categorias “Alfabetização”, “Anos Iniciais”, “Anos Finais” e “Enem”.
Entre os municípios contemplados, seis cidades do estado de Goiás asseguraram o primeiro lugar nas categorias de Educação Infantil (Creche) para Damolândia; Tempo Integral (Anos Iniciais – redes municipais) para Goiandira; Tempo Integral (Pré-escola – redes municipais) para Itumbiara; Anos Finais (Redes municipais) para Rio Verde; Alfabetização (Redes municipais) para Santa Bárbara de Goiás; Anos Iniciais (Redes municipais) para Santa Rita do Novo Destino.
O estado de São Paulo teve representantes na categoria que reconheceu individualmente práticas pedagógicas de escolas: a Escola Municipal Professora Silvânia Cristina Vendramel Belatti, em Floreal, obteve o primeiro lugar na categoria “Anos Iniciais”; a Escola Municipal Professora Sônia Rita Penteado Aguiar Santos, em Itatiba, na categoria Anos Finais e a Escola Estadual 9 de julho, com o melhor resultado em “Ensino Médio”.
Outros destaques da primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira podem ser visualizados no site da pasta.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)