Prêmio MEC da Educação Brasileira: saiba quem foram os vencedores de 2025
A cerimônia de premiação reconheceu instituições educacionais de 35 cidades, 20 escolas e 54 estudantes, juntamente com 49 professores que atuam nos mun…
No Dia do Estudante, em 11 de maio, o MEC promoveu a primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, e homenageou 116 profissionais de destaque na área educacional de todo o país.
Santana iniciou sua apresentação destacando os desafios que caracterizam a educação nas escolas brasileiras. “Sessenta e seis milhões de brasileiros não concluíram o ensino básico neste país. O mínimo que uma nação deve assegurar é o ensino básico, pois isso tem um impacto significativo na questão social e na qualidade da formação da mão de obra e do trabalho deste país.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro destacou ainda a relevância do reconhecimento dos bons resultados alcançados, principalmente no contexto da vulnerabilidade econômica. “O papel do MEC é de coordenador, de incentivador, maestro da política, incentivador financeiro e técnico das políticas nacionais, mas elas precisam ser construídas com os entes federados, com os estados, municípios, com o chão da escola, ouvindo professores, gestores e estudantes.”
Reconhecer essas conquistas também é reafirmar o conceito de equidade no país, destacou Camilo.
Leia também:
FURG se torna pioneira e lança curso de Engenharia de Robôs no Brasil para 2026
Adelmo Rossi revela como Machado de Assis antecipou conceitos de Freud em nova obra fascinante
Lula sanciona lei do Sistema Nacional de Educação e transforma alfabetização em política permanente
A cerimônia homeneteu instituições educacionais de 35 municípios, 20 escolas e 54 alunos, além de 49 professores que acompanham os municípios e escolas premiadas. Foram distribuídos 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira selecionou os homenageados, com base em indicadores oficiais do ensino básico, incluindo o Censo Escolar, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Os prêmios consistem em troféus, medalhas, certificados e valores monetários, que variam de 100 mil a 500 mil reais.
Esses recursos visam aprimorar a infraestrutura escolar e reconhecer a importância dos profissionais da educação. A destinação dos valores ocorrerá por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas) para estados e municípios, e do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) para as escolas.
O prêmio foi instituído pelo Decreto nº 12.521/2025, visando reconhecer profissionais e instituições de ensino, além de estimular aprimorar a qualidade da educação básica e promover a equidade, em consonância com o PNE (Plano Nacional de Educação).
A cerimônia será anual e os estudantes com alto desempenho na redação do Enem receberam medalhas, smartphones e tablets, sendo estes últimos doados pela Receita Federal. “A educação transforma vidas e a única forma de dar oportunidade para a vida das pessoas é através da educação. Nosso objetivo não é promover a competição, mas reconhecer os esforços de toda rede de educação do país”, refletiu o ministro.
align=”center”>O Prêmio MEC da Educação Brasileira:
O evento de ontem, segunda-feira (11), homenageou os projetos pedagógicos desenvolvidos em diversas categorias e regiões do país. O Ceará, que se destacou pela promoção da educação básica nos últimos anos, conquistou o primeiro lugar nas categorias “Alfabetização”, “Anos Iniciais”, “Anos Finais” e “Enem”.
Entre os municípios contemplados, seis cidades do estado de Goiás asseguraram o primeiro lugar nas categorias de Educação Infantil (Creche) para Damolândia; Tempo Integral (Anos Iniciais – redes municipais) para Goiandira; Tempo Integral (Pré-escola – redes municipais) para Itumbiara; Anos Finais (Redes municipais) para Rio Verde; Alfabetização (Redes municipais) para Santa Bárbara de Goiás; Anos Iniciais (Redes municipais) para Santa Rita do Novo Destino.
O estado de São Paulo teve representantes na categoria que reconheceu individualmente práticas pedagógicas de escolas: a Escola Municipal Professora Silvânia Cristina Vendramel Belatti, em Floreal, obteve o primeiro lugar na categoria “Anos Iniciais”; a Escola Municipal Professora Sônia Rita Penteado Aguiar Santos, em Itatiba, na categoria Anos Finais e a Escola Estadual 9 de julho, com o melhor resultado em “Ensino Médio”.
Outros destaques da primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira podem ser visualizados no site da pasta.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












