Prefeito Nunes define regras para o IPTU 2026 em São Paulo! Saiba os valores, prazos e descontos. Idosos têm isenção, mas precisam solicitar. Não perca!
Com a chegada de 2026, a Prefeitura de São Paulo, liderada pelo prefeito Ricardo Nunes, divulgou as regras oficiais para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A medida visa esclarecer os prazos e formas de pagamento que os contribuintes precisam conhecer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A preocupação com o imposto é comum no início do ano, e a administração municipal já disponibilizou o edital com o calendário completo.
De acordo com o documento, o pagamento da primeira parcela ou da cota única do IPTU 2026 está previsto para fevereiro. É importante ressaltar que essa regra se aplica a todos os tipos de imóveis. Os contribuintes podem consultar os valores atualizados a partir de 15 de janeiro, diretamente no portal oficial da Prefeitura de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As novas regras também oferecem benefícios financeiros para quem optar pelo pagamento à vista. O contribuinte que escolher essa opção terá um desconto de 3% sobre o valor total do imposto. A Prefeitura destaca que o pagamento em cota única evita juros, multas e atrasos, comuns no parcelamento.
Para quem preferir, o imposto pode ser dividido em até dez parcelas mensais, uma alternativa para quem precisa ajustar o pagamento ao orçamento.
Uma das principais novidades para 2026 é a forma de cobrança. A Prefeitura não enviará mais a segunda via dos boletos pelos Correios. Diferente dos anos anteriores, os contribuintes receberão apenas a notificação inicial. A partir daí, quem optar pelo parcelamento deverá realizar as próximas parcelas de forma on-line, através do site iptu.prefeitura.sp.gov.br.
A capital paulista mantém a isenção do IPTU, especialmente voltada aos idosos. No entanto, o benefício não é automático e exige solicitação formal. Aposentados, pensionistas ou beneficiários de renda mensal vitalícia devem atender aos critérios específicos para solicitar a isenção.
Para não pagar o IPTU em 2026, o idoso precisava solicitar a isenção até o dia 31 de dezembro de 2025, através do Sistema de Isenção de Aposentados (SIIA), disponível no site da Prefeitura de São Paulo.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.