Os preços de importados nos Estados Unidos apresentaram leve aumento em junho, apesar da redução nos preços de produtos de energia, com os custos mais elevados dos bens de consumo acompanhando o crescimento da inflação devido às tarifas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os preços de importados subiram 0,1% no mês passado, após queda de 0,4% em revisão revisada para baixo, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (17).
Economistas consultados pela Reuters projetaram que os preços de produtos importados, sem considerar as tarifas, subiriam 0,3% após um período de estabilidade relatado em maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre janeiro e junho, os preços de produtos importados diminuíram 0,2%, em linha com a taxa de maio.
Em junho, observou-se um aumento significativo nos preços de produtos sensíveis a tarifas, afetando tanto o consumidor quanto o produtor, o que demonstra que as tarifas implementadas pelo presidente Donald Trump, anunciadas em abril, estão contribuindo para o aumento da inflação.
LEIA TAMBÉM!
Na semana passada, Trump anunciou que novas tarifas elevadas entrarão em vigor a partir de 1º de agosto para as importações de vários países, como México, Japão, Canadá e Brasil, além da União Europeia.
A queda nos preços dos combustíveis importados foi de 0,7% em junho, seguida de uma redução de 5% em maio. Os preços dos alimentos apresentaram uma retração de 0,8%, após uma diminuição de 0,7% no mês anterior. Produtos importados, excluindo combustíveis e alimentos, tiveram um aumento de 0,2%.
O núcleo dos preços dos importados subiu 0,1% em maio. Nos doze meses até junho, houve um aumento de 1%.
Os preços dos produtos de consumo importados, sem incluir automóveis, aumentaram 0,4% no mês passado, após terem diminuído 0,3% em maio. Os preços dos bens de capital importados permaneceram os mesmos, enquanto os de veículos automotores, peças e motores apresentaram uma queda de 0,1%.
Compreenda a política tarifária de Trump em relação ao Brasil e seus efeitos na economia.
Fonte por: CNN Brasil
