Preços ao produtor nos EUA sobem mais rapidamente do que o previsto em julho
O índice de preços ao produtor registrou elevação de 0,9% no mês passado, superior à expectativa de 0,2% de economistas da Reuters.

Os preços para os produtores nos Estados Unidos subiram acima do previsto em julho, devido ao aumento dos custos de serviços e produtos, indicando uma possível aceleração da inflação nos próximos meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice de preços ao produtor para a demanda final subiu 0,9% no mês passado, após permanecer inalterado em junho, informou o Escritório de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (14). Economistas consultados pela Reuters projetavam uma alta de 0,2%.
Os preços dos serviços registraram um aumento de 1,1%, o maior incremento desde março de 2022, devido a elevações significativas em máquinas e equipamentos no atacado, despesas de gestão de portfólio, hotéis e transporte rodoviário de carga.
Leia também:

Mercado mexicano acolhe o agronegócio brasileiro em cenário de tarifas elevadas

O STF possui maioria favorável à União na disputa previdenciária de R$ 131,3 bilhões

Câmara Nacional de Comércio Exterior avalia alegações dos EUA em disputa comercial
Os preços de produtos ascenderam a 0,7%, o aumento mais significativo observado desde janeiro. Registrou-se elevação expressiva nos valores de hortaliças, carnes e ovos.
Com o relatório de julho, a Secretaria de Estatística do Trabalho concluiu o cálculo e a publicação de cerca de 350 índices.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os anos de falta de financiamento durante os governos republicano e democrata, cenário intensificado por uma campanha sem precedentes da Casa Branca do presidente Donald Trump para reformular o governo federal por meio de cortes drásticos nos gastos e demissões de servidores públicos.
As limitações de recursos impactaram o relatório de emprego e levaram à interrupção da coleta de dados de parte do índice de preços ao consumidor em certas regiões do país. Isso gerou preocupações sobre a qualidade dos dados econômicos produzidos pelo governo.
A designação do economista da Heritage Foundation, E.J. Antoni, para liderar a agência, acentua ainda mais a preocupação com a qualidade dos dados.
Entre janeiro e julho, o índice de preços ao produtor subiu 3,3%, após avançar 2,4% em junho. Até o momento, o impacto das tarifas de Trump tem sido restrito, mas o relatório confirmou as previsões dos economistas de que as tarifas de importação elevarão a inflação nos próximos meses.
Em terça-feira, o governo informou de um aumento moderado nos preços ao consumidor em julho, ainda que o crescimento dos custos de serviços como consultas odontológicas e passagens aéreas tenha impulsionado uma das medidas da inflação subjacente a seu maior avanço em seis meses.
Apesar dos mercados financeiros terem previsto um corte na taxa de juros do Federal Reserve no próximo mês, o aumento da inflação de serviços e a expectativa de que as tarifas ainda possam elevar os preços dos produtos geraram dúvidas em alguns economistas sobre a retomada do afrouxamento monetário, sem uma piora no mercado de trabalho.
O Federal Reserve dos Estados Unidos manteve sua taxa de juros de referência na faixa de 4,25% a 4,50% no mês passado, pela quinta vez seguida desde dezembro.
Petróleo, café e aeronaves: principais produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)