O produto apresentou declínio de 0,18% no período compreendido entre meados de junho e meados de julho; a variação acumulada permanece em 86,5% em compa…
O preço do café em pó registrou uma variação negativa de 0,18% entre 16 de junho e 15 de julho de 2025, conforme dados do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Trata-se da primeira queda em 16 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A queda foi registrada no período do pico da safra cafeeira no Brasil, que teve início em março e prosseguirá até setembro. O café ainda apresenta alta de 86,5% em relação a julho de 2024.
O setor cafeeiro brasileiro observa com atenção possíveis negociações entre o governo brasileiro e os Estados Unidos sobre a tarifa de 50% imposta pelo presidente norte-americano, Donald Trump, aos produtos do Brasil.
Os Estados Unidos representam o principal destino das exportações brasileiras de café, absorvendo 16% do total exportado. A declaração de Trump é que a sobretaxa entrará em vigor a partir de 1º de agosto.
O Cecafé aponta que China, Índia, Indonésia e Austrália podem receber parte da produção que seria destinada aos Estados Unidos. Esses países já importam café brasileiro e representam grandes mercados consumidores do produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Espera-se que os preços sigam uma tendência de declínio nos próximos meses, acompanhando o progresso da colheita. O efeito das taxas norte-americanas sobre o mercado interno dependerá dos resultados das negociações comerciais entre Brasil e EUA.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.