Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Macroeconomia
  3. Preço da carne bovina atinge níveis recordes nos EUA, em detrimento da “crise do ovo”

Preço da carne bovina atinge níveis recordes nos EUA, em detrimento da “crise do ovo”

Em junho, o índice de preços ao consumidor revelou um aumento de 12,4% e 10,3% nos preços do bife e da carne moída em comparação com o mesmo período do …

Por: Sofia Martins

21/07/2025 14:55

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A última vez que os Estados Unidos provavelmente observaram o aumento dos preços nos supermercados foi quando os ovos atingiram níveis recordes. Desde então, os preços dos ovos diminuíram após o surto mortal de gripe aviária ter sido contido e os produtores terem recuperado a oferta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, os preços da carne bovina estão atingindo máximas históricas, com aumento de cerca de 9% desde janeiro, conforme dados do Departamento de Agricultura, e sendo comercializada por US$ 9,26 por quilo.

O índice de preços ao consumidor em junho indicou que os preços do bife e da carne moída aumentaram 12,4% e 10,3%, respectivamente, em comparação com o ano anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diminuir os valores da carne bovina será mais complexo do que baixar o preço dos ovos.

A carne bovina é significativamente mais complexa do que os ovos, afirmou Michael Swanson, economista-chefe agrícola do Wells Fargo. A indústria pecuária ainda é o “Velho Oeste” do mercado de proteínas, enquanto o mercado de ovos é mais “América Corporativa”, com sua gestão de oferta e demanda.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Resistência Europeia Complica Acordo do Mercosul com União Europeia, Afirma Sueme Mori

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Ursula von der Leyen pressiona UE por aprovação do acordo com o Mercosul antes do fim do ano

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Inflação nos EUA desacelera em novembro e atinge menor taxa desde julho!

Os altos preços da carne bovina decorreram de uma década de diminuição dos rebanhos, das condições de seca e do incremento nas importações de carne bovina, com a demanda mantendo-se elevada.

Em dezembro passado, o diretor executivo da Tyson Foods, Donnie King, declarou em uma teleconferência de resultados que “a carne bovina está enfrentando as condições de mercado mais desafiadoras que já observamos”.

A população de gado bovino atingiu seu menor patamar em 74 anos, conforme dados da AFBF (Federação Americana de Agências Agrícolas). O setor pecuário não apresenta resultados tão favoráveis como nos anos anteriores, e muitos produtores rurais abandonaram a atividade.

Apesar dos preços recordes, as margens para pecuaristas e criadores de gado estão muito reduzidas devido aos custos de fornecimento continuamente elevados, conforme escreveu o economista da AFBF, Bernt Nelson, em um relatório de informações de mercado de maio.

A seca persistente em extensas áreas de pastagens nos EUA levou os produtores a alimentar o gado com ração mais dispendiosa, em vez de pastagens naturais, conforme apontou a AFBF.

Os Estados Unidos também estão buscando alternativas.

A carne bovina importada de países como Argentina, Austrália e Brasil atualmente corresponde a aproximadamente 8% do consumo de carne bovina nos Estados Unidos, conforme apontado por Swanson. Paralelamente, as exportações de carne bovina registraram uma desaceleração, com uma queda de 22% em maio em relação ao ano anterior, segundo dados da AFBF.

Observamos uma grande mudança que não estava nos planos de ninguém.

Há apenas alguns anos, éramos neutros em termos de emissões líquidas, exportando parte e importando parte, disse Swanson, acrescentando que continuaremos a ver mais consumo de carne bovina nos Estados Unidos, abastecido pelo mercado mundial, e eles estão felizes em fazer isso, já que somos a carne bovina com o preço mais alto do mundo.

Apesar dos preços elevados, os Estados Unidos continuam consumindo carne bovina, conforme dados da AFBF, devido à forte demanda do país.

Diante dos preços elevados, alguns comerciantes estão buscando formas inovadoras de reduzir seus gastos.

Em dezembro, o Walmart inaugurou sua primeira unidade de produção própria para carne bovina. A nova instalação, situada em Olathe, Kansas, possibilita que a empresa trabalhe diretamente com seus fornecedores, removendo intermediários e reduzindo despesas.

“Esta é a primeira instalação totalmente operacional e de propriedade do Walmart para o atendimento ao cliente, e esse marco garante que podemos oferecer mais consistência, mais transparência e mais valor aos nossos clientes”, declarou John Laney, vice-presidente executivo de alimentos do Walmart, em comunicado à imprensa.

Quanto ao momento em que os preços da carne bovina podem diminuir, Nelson afirma que isso provavelmente dependerá do consumidor.

Nelson escreveu: “Historicamente, a demanda do consumidor americano por carne tem crescido com a melhora da situação financeira das famílias e, em seguida, cai com a queda da renda”.

Se a confiança do consumidor diminuir em conjunto com a insegurança financeira das famílias, a procura por carne bovina poderá estar ameaçada, principalmente considerando os preços elevados no comércio.

Isso colocaria os produtores e pecuaristas em uma situação ainda mais crítica.

“Afirmo que estamos nos aproximando do ápice deste ciclo atual. Essa é a principal preocupação deste setor — ninguém deseja ser pego com a responsabilidade de adquirir gado mais caro quando os preços começarem a declinar, o que inevitavelmente ocorrerá”, declarou Swanson.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
carne bovinagado bovinomercado carnepreços carnepreços gadoprodução carneprodução de carne
Foto do Sofia Martins

Autor(a):

Sofia Martins

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Imagem do post

Mercado

Mercado de Criptomoedas em 2025: Desafios e Quedas Impactam Investidores e Setor

19/12/2025 4:15 | 3 min de leitura

● Rômulo volta ao RB Leipzig após lesão e se inspira em Harry Kane e Neymar!

19/12/2025 6:05 | 2 min de leitura

● Câmeras registram assassinato brutal de Mario Pineida, ex-jogador do Fluminense, em Guayaquil

19/12/2025 6:31 | 2 min de leitura

● Medellín: Prefeito Federico Gutiérrez anuncia punições para torcedores violentos na Copa Colômbia

19/12/2025 6:58 | 1 min de leitura

● GAC Honda Suspende Produção Globalmente: Crise de Chips e Impacto na Entrega de Veículos!

19/12/2025 7:38 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!