Prazo para relicitação de Viracopos encerra-se nesta segunda-feira, sem definição
A operação do aeroporto de Campinas não sofrerá interrupções, conforme informado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S/A.

O término do prazo para a relitação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ocorrerá nesta segunda-feira (2), sem definição sobre o futuro do terminal. Contudo, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S/A (ABV) comunicou à CNN que não haverá qualquer impacto nas operações aéreas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A verificação do processo de relicitação depende de uma auditoria independente para confirmar os cálculos de indenização da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S/A, do grupo Triunfo.
Em outubro de 2024, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estimou que a empresa concessionária receberá uma indenização de R$ 2,5 bilhões referente aos investimentos feitos e ainda não amortizados no aeroporto.
Leia também:

De acordo com o Ipespe, 40% dos brasileiros consideram que a economia segue um cenário de declínio

OPEPE anuncia que próxima reunião não tratará de questões de níveis de produção

Brasil publicará política nacional para minerais críticos até novembro
Nesse total, serão descontados da relicitação as dívidas da concessionária com o poder concedente, como outorgas vencidas e multas não quitadas.
O prazo final foi estabelecido pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, em fevereiro. Na ocasião, o ex-presidente do TCU condicionou a efetividade do contrato de remição à apresentação à corte dos resultados de uma auditoria independente supervisionada pela Anac.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor da indenização deveria ser submetido à certificação de empresa de auditoria independente, o que não ocorreu.
Considerando a incerteza quanto à realização da licitação, a concessionária avalia a retomada do processo de caducidade pela Anac, visto que o prazo para a publicação do edital determinado pelo TCU foi infringido.
A ABV acredita que, caso haja retomada do processo de caducidade pela Anac a partir de 2 de junho, o processo administrativo deve ter outra justificativa, que deve ser submetida ao devido processo legal, uma vez que os questionamentos anteriores da ANAC, de 2018, já foram solucionados pela concessionária.
A CNN contatou a Anac, porém não obteve respostas até a publicação deste texto. O espaço permanece aberto.
Em fevereiro de 2018, a Anac implementou um processo de vencimento com o propósito de identificar o descumprimento de obrigações previstas no contrato de concessão pela ABV no aeroporto. Na prática, o processo poderia resultar na rescisão da concessionária do ativo.
A agência informou que um dos fatores que levaram à abertura do processo foi o atraso nos pagamentos das outorgas. Conforme o contrato, a concessionária está obrigada a repassar valores anualmente ao governo para exercer o direito de explorar o aeroporto.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.