Praça dos Três Poderes é novamente acessível à população
Cartão-postal de Brasília encerrado na sexta-feira após protesto de parlamentares ligados ao ex-presidente Bolsonaro.

A Praça dos Três Poderes reabriu para o público nesta segunda-feira (28).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Militar do Distrito Federal inaugurou dois acessos no gradil metálico, instalados na sexta-feira passada (25). O perímetro da praça permanece cercado, com a passagem restrita a esses dois pontos.
Os policiais militares que realizavam o patrulhamento na praça, entrevistados pela CNN, relataram que a orientação da Secretaria de Segurança é que o esquema será mantido pelos próximos dias, até nova ordem.
Leia também:

Senadores nos EUA: o que se pode esperar?

Líder do governo na Câmara é levado ao hospital para intervenção cardíaca

Advogados contestam decisão de Moraes: liberdade de reunião não admite restrições
Cidadãos e turistas que visitam a capital federal podem, a partir de agora, novamente acessar três atrações existentes no local: o Museu Histórico de Brasília (conhecido como Museu da Cidade), o Panteão da Pátria e a Casa de Chá.
A viatura e uma van da PMDF mantêm a posição no local, e os agentes evitam que pessoas se aproximem das grades em frente ao STF.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma viatura da Polícia Judiciária ainda está estacionada em frente ao edifício sede do STF.
A engenheira civil Débora Sampaio, residente no Pará, acompanhada de oito familiares, visitava a praça neste domingo. Eles ficaram desprevenidos com o bloqueio e as grades, acreditando que se tratava de um evento.
“Nós viemos de seis do Pará, chegamos na sexta-feira e havíamos planejado vir à praça no sábado, mas felizmente não deu certo e acabamos vindo hoje, conhecer Brasília e os pontos turísticos”, disse ela, aliviada por não ter perdido a viagem no dia anterior.
O irmão dela, Murilo Henrique de Vasconcelos, residente na região e que recebe a família, também desconhecia os acontecimentos recentes que resultaram no fechamento de um dos pontos turísticos mais importantes da capital.
Compreendo a preocupação, mas acredito que não era necessário fechar a praça totalmente, pois é um ponto turístico. Poderiam ter intensificado o policiamento e aguardado. Em relação ao acampamento, entendo a preocupação, para não permitir que algo maior acontecesse. Ele avalia que o brasileiro está um pouco intolerante.
A CNN comunicou que a retomada total depende da avaliação das áreas de inteligência. Um dos aspectos analisados para garantir o incremento da segurança no local é o volume de convocações realizadas pelas redes sociais.
A praça ficou interditada após o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) instalar um acampamento na última sexta-feira (25).
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenou a remoção de parlamentares da praça, assim como de qualquer indivíduo presente em frente ao STF envolvido em “possível ato criminoso”. A decisão não impunha o encerramento do local.
Na decisão, o ministro citou como exemplo da mobilização uma publicação em redes sociais, na qual um perfil alega que o acampamento em frente ao STF está recebendo reforços.
Em 25/07/2025, às 19h35, o perfil @VoxLiberdade publicou na rede social X uma postagem intitulada “ESTÁ PEGANDO TRAIÇÃO NA PRAIA DOS 3 PODERES. MAIS BARRACAS CHEGANDO”.
A decisão complementar de Moraes também ordenou a proibição de acampamentos em um raio de um quilômetro da Praça dos Três Poderes, assim como de quartéis-gerais.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)