Praça dos Três Poderes é novamente acessível à população
Cartão-postal de Brasília encerrado na sexta-feira após protesto de parlamentares ligados ao ex-presidente Bolsonaro.
A Praça dos Três Poderes reabriu para o público nesta segunda-feira (28).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Militar do Distrito Federal inaugurou dois acessos no gradil metálico, instalados na sexta-feira passada (25). O perímetro da praça permanece cercado, com a passagem restrita a esses dois pontos.
Os policiais militares que realizavam o patrulhamento na praça, entrevistados pela CNN, relataram que a orientação da Secretaria de Segurança é que o esquema será mantido pelos próximos dias, até nova ordem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cidadãos e turistas que visitam a capital federal podem, a partir de agora, novamente acessar três atrações existentes no local: o Museu Histórico de Brasília (conhecido como Museu da Cidade), o Panteão da Pátria e a Casa de Chá.
A viatura e uma van da PMDF mantêm a posição no local, e os agentes evitam que pessoas se aproximem das grades em frente ao STF.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
Câmara dos Deputados aprova projeto sobre bens e imóveis com medidas fiscais do governo
Renan Filho anuncia mudanças na emissão da CNH e elimina obrigatoriedade das autoescolas em 2025
Uma viatura da Polícia Judiciária ainda está estacionada em frente ao edifício sede do STF.
A engenheira civil Débora Sampaio, residente no Pará, acompanhada de oito familiares, visitava a praça neste domingo. Eles ficaram desprevenidos com o bloqueio e as grades, acreditando que se tratava de um evento.
“Nós viemos de seis do Pará, chegamos na sexta-feira e havíamos planejado vir à praça no sábado, mas felizmente não deu certo e acabamos vindo hoje, conhecer Brasília e os pontos turísticos”, disse ela, aliviada por não ter perdido a viagem no dia anterior.
O irmão dela, Murilo Henrique de Vasconcelos, residente na região e que recebe a família, também desconhecia os acontecimentos recentes que resultaram no fechamento de um dos pontos turísticos mais importantes da capital.
Compreendo a preocupação, mas acredito que não era necessário fechar a praça totalmente, pois é um ponto turístico. Poderiam ter intensificado o policiamento e aguardado. Em relação ao acampamento, entendo a preocupação, para não permitir que algo maior acontecesse. Ele avalia que o brasileiro está um pouco intolerante.
A CNN comunicou que a retomada total depende da avaliação das áreas de inteligência. Um dos aspectos analisados para garantir o incremento da segurança no local é o volume de convocações realizadas pelas redes sociais.
A praça ficou interditada após o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) instalar um acampamento na última sexta-feira (25).
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenou a remoção de parlamentares da praça, assim como de qualquer indivíduo presente em frente ao STF envolvido em “possível ato criminoso”. A decisão não impunha o encerramento do local.
Na decisão, o ministro citou como exemplo da mobilização uma publicação em redes sociais, na qual um perfil alega que o acampamento em frente ao STF está recebendo reforços.
Em 25/07/2025, às 19h35, o perfil @VoxLiberdade publicou na rede social X uma postagem intitulada “ESTÁ PEGANDO TRAIÇÃO NA PRAIA DOS 3 PODERES. MAIS BARRACAS CHEGANDO”.
A decisão complementar de Moraes também ordenou a proibição de acampamentos em um raio de um quilômetro da Praça dos Três Poderes, assim como de quartéis-gerais.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












