Powell afirma: ‘Crescimento da atividade pode ser mais robusto do que se previa’
Em discurso, presidente do Fed alertou que os riscos de queda para o emprego parecem ter aumentado significativamente.
Discurso de Jerome Powell é Acompanhado com Atenção pelo Mercado
Nesta terça-feira, 14, o mercado prestou atenção ao discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), durante a reunião anual da National Association for Business Economics (NABE), em Washington. As declarações eram esperadas por investidores em busca de indicações para ajustar suas expectativas nas próximas reuniões do Fed.
Powell afirmou que, com base nos dados atuais, “é justo dizer que as perspectivas de emprego e inflação não parecem ter mudado muito” desde a reunião de 17 de setembro. Ele observou que “os dados disponíveis antes da paralisação indicam que o crescimento da atividade econômica pode estar em uma trajetória um pouco mais firme do que o esperado”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Crescimento Econômico e Política Monetária
O presidente do Fed iniciou seu discurso destacando que “a política monetária é mais eficaz quando o público compreende o que o Federal Reserve faz e por quê”. Ele ressaltou que o crescimento econômico dos Estados Unidos continua sólido, sustentado por uma demanda interna forte e um mercado de trabalho resiliente.
Leia também:

Petróleo despenca e alcança mínima em cinco meses devido a tensões EUA-China

Empresas da bolsa brasileira como Itaú, Petrobras e Vale devem pagar dividendos extras; descubra as condições financeiras necessárias

Dólar cai com expectativas de corte de juros nos EUA e tensões comerciais; Fed pode afrouxar política monetária
Powell mencionou que “a inflação diminuiu consideravelmente em relação aos picos de 2022, mas ainda está acima da meta de 2% do Fomc”. Ele acrescentou que “não existe um caminho isento de riscos para a política monetária, enquanto se navega entre as metas de emprego e inflação”.
Compromisso com a Estabilidade de Preços
De acordo com Powell, o Fomc está fortemente comprometido em restaurar a estabilidade de preços. “Acreditamos que a política monetária está restritiva, o que significa que está exercendo pressão para reduzir a inflação ao longo do tempo”, declarou.
Ele também afirmou que a definição da política monetária será baseada na evolução das perspectivas econômicas e no balanço de riscos, “em vez de seguir um caminho pré-determinado”. Ao final de seu discurso, Powell alertou: “Se agirmos muito rapidamente, deixaremos o trabalho na inflação inacabado. Mas se agirmos muito devagar, podem haver perdas desnecessárias, dolorosas, no mercado de trabalho”.
Dados de Emprego e Desafios no Mercado de Trabalho
Powell destacou que, embora a taxa de desemprego tenha permanecido baixa até agosto, os ganhos na folha de pagamento desaceleraram significativamente, “provavelmente em parte devido à redução do crescimento da força de trabalho, refletindo menor imigração”.
Em um mercado de trabalho menos dinâmico e um pouco mais fraco, ele observou que os riscos de queda para o emprego parecem ter aumentado. “Embora os dados oficiais de emprego de 4 de setembro estejam atrasados, as evidências disponíveis sugerem que tanto demissões quanto contratações permanecem baixas”, afirmou.
Powell concluiu que, em relação à paralisação, não acreditam que consigam substituir os dados que não estão obtendo. “É especialmente desafiador obter uma boa leitura dos preços sem os relatórios do governo”, finalizou.
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.