Belém receberá, entre os dias 28 e 31 de agosto, o I Encontro Nacional de Comunicação Indígena (ENCI), com a participação de 100 representantes de diversos povos e biomas do Brasil, na Casa Maraká, espaço de mobilização cultural apoiado pela cantora Anitta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa, promovida pela Mídia Indígena em colaboração com o Ministério dos Povos Indígenas, visa elaborar estratégias de comunicação para a COP30, a ser realizada em novembro na capital paraense.
A cúpula climática da ONU deve reunir aproximadamente 3 mil indígenas, representando a maior delegação já vista em tal evento.
LEIA TAMBÉM!
A comunicação como território de luta
Os organizadores apontam que o ENCI visa consolidar uma rede nacional de comunicadores indígenas, com o objetivo de produzir narrativas próprias, ampliar o engajamento político e promover a visibilidade das demandas dos povos originários.
Este encontro representa a força coletiva dos povos indígenas na construção de suas próprias narrativas. É um espaço para fortalecer nossa voz, pensar estratégias conjuntas e afirmar que comunicação também é território de luta e de resistência, afirma Fly Tentehar, da Mídia Indígena.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na programação estão confirmados Sônia Guajajara (ministra dos Povos Indígenas), Célia Xakriabá (deputada federal) e Kleber Karipuna (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB).
Preparação para a COP30
Um dos destaques do encontro é a definição do plano de cobertura colaborativa da COP30, que estabelecerá estratégias de produção, logística e conteúdos para assegurar o protagonismo indígena durante a conferência.
“Desejamos que este plano seja mais do que um documento da COP30. Ele deve refletir nossas vozes tanto internamente quanto externamente nas negociações, evidenciando ao mundo os rostos e o conhecimento dos povos indígenas como protagonistas na luta contra as mudanças climáticas”, afirma Tipuici Monoki, da Terra Indígena Irantxe (MT).
Casa Maraká
A reunião ocorrerá na Casa Maraká, situada na Avenida Nazaré, em Belém. O local foi estabelecido como um centro cultural e de comunicação indígena e contará com programação contínua até a COP30.
A Casa representa a continuidade da atuação do Coletivo Mídia Indígena e de seus parceiros na Amazônia.
Encontro Nacional de Comunicação Indígena (ENCI)
Fonte por: CNN Brasil