Povos indígenas elaboram plano de comunicação para a COP30 em Belém
A programação nacional promove a participação de diversos povos com o objetivo de destacar as vozes de comunidades tradicionais na COP30, que reunirá ap…

Belém receberá, entre os dias 28 e 31 de agosto, o I Encontro Nacional de Comunicação Indígena (ENCI), com a participação de 100 representantes de diversos povos e biomas do Brasil, na Casa Maraká, espaço de mobilização cultural apoiado pela cantora Anitta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa, promovida pela Mídia Indígena em colaboração com o Ministério dos Povos Indígenas, visa elaborar estratégias de comunicação para a COP30, a ser realizada em novembro na capital paraense.
A cúpula climática da ONU deve reunir aproximadamente 3 mil indígenas, representando a maior delegação já vista em tal evento.
Leia também:

Artistas de bordado com Serra Pelada pretendem fazer uma doação para Mariah Carey no Pará

Mestre Damasceno, renomado mestre do Carimbó do Pará, faleceu aos 71 anos

PF investiga desvio de recursos federais em obra na Ilha do Marajó
A comunicação como território de luta
Os organizadores apontam que o ENCI visa consolidar uma rede nacional de comunicadores indígenas, com o objetivo de produzir narrativas próprias, ampliar o engajamento político e promover a visibilidade das demandas dos povos originários.
Este encontro representa a força coletiva dos povos indígenas na construção de suas próprias narrativas. É um espaço para fortalecer nossa voz, pensar estratégias conjuntas e afirmar que comunicação também é território de luta e de resistência, afirma Fly Tentehar, da Mídia Indígena.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na programação estão confirmados Sônia Guajajara (ministra dos Povos Indígenas), Célia Xakriabá (deputada federal) e Kleber Karipuna (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB).
Preparação para a COP30
Um dos destaques do encontro é a definição do plano de cobertura colaborativa da COP30, que estabelecerá estratégias de produção, logística e conteúdos para assegurar o protagonismo indígena durante a conferência.
“Desejamos que este plano seja mais do que um documento da COP30. Ele deve refletir nossas vozes tanto internamente quanto externamente nas negociações, evidenciando ao mundo os rostos e o conhecimento dos povos indígenas como protagonistas na luta contra as mudanças climáticas”, afirma Tipuici Monoki, da Terra Indígena Irantxe (MT).
Casa Maraká
A reunião ocorrerá na Casa Maraká, situada na Avenida Nazaré, em Belém. O local foi estabelecido como um centro cultural e de comunicação indígena e contará com programação contínua até a COP30.
A Casa representa a continuidade da atuação do Coletivo Mídia Indígena e de seus parceiros na Amazônia.
Encontro Nacional de Comunicação Indígena (ENCI)
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)