Possui questionamentos acerca do ProUni 2025.2? Consulte as perguntas e respostas
As inscrições devem ser realizadas somente pela internet até o dia 4 de julho.

As inscrições para a edição do segundo semestre do ProUni (Programa Universidade para Todos) abriram nesta segunda-feira (30). O encerramento está previsto para 4 de julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o MEC (Ministério da Educação), mais de 200 mil bolsas de estudo, incluindo integrais e parciais, serão oferecidas em 370 cursos de graduação. Essas bolsas estão distribuídas em 887 instituições de ensino superior particulares em todo o Brasil. A CNN preparou perguntas e respostas sobre esta edição. Veja abaixo.
que eu para
Qual é o site oficial da inscrição?
As inscrições devem ser realizadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na página, o candidato deve procurar pela opção “inscreva-se”. Em seguida, será necessário fazer login na plataforma gov.br.
Leia também:

“Enem dos Professores”: solicitações de isenção da taxa começam hoje (30)

A Faculdade de Medicina de Junqueria abriu inscrições para o vestibular de 2026

ProUni 2025.2 inscreve; confira como participar
Até que momento é possível realizar a inscrição?
De acordo com o cronograma estabelecido no edital, as inscrições devem ser realizadas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 4 de julho.
Há cobrança de taxa de inscrição?
A inscrição para o ProUni 2025.2 é totalmente gratuita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o procedimento para verificar o edital?
A íntegra do edital já está disponível para consulta dos candidatos. No documento constam todas as regras referentes à edição do segundo semestre.
Quem tem nota suficiente no Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM ) pode se inscrever no ProUni.
Para se inscrever no ProUni, é preciso ter feito uma das duas últimas versões do Enem e obter, no mínimo, 450 pontos na média das notas das cinco provas. Adicionalmente, o estudante não pode ter obtido zero na redação e não pode ter feito a prova como treineiro.
O candidato pré-selecionado também deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277), para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso.
Para a bolsa parcial, que cobre cinquenta por cento do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos, equivalentes a R$ 4.554.
Ainda é necessário cumprir pelo menos uma das seguintes condições:
Qual o número de bolsas que serão disponibilizadas?
Esta edição oferecerá mais de 211 mil bolsas, sendo pelo menos 118 mil integrais e 93 mil parciais.
Qual é o curso que oferece o maior número de bolsas de estudo?
Administração é o curso com o maior número de bolsas disponíveis, totalizando 9.275 integrais e 4.499 parciais. Em seguida, destacam-se os cursos de Direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); Pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e Educação Física, com 8.939 bolsas (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Fui inscrito no ProUni 2025.2. Qual será a data de divulgação do resultado?
O resultado da primeira chamada será divulgado em 7 de julho.
Inep: Alunos cotistas e do ProUni apresentam melhores taxas de desempenho.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.