Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Alan Ghani
  3. Por que Trump evita o aumento do conflito?

Por que Trump evita o aumento do conflito?

A entrada em conflito implica em maiores déficits fiscais e aumento do endividamento, considerando o debate global sobre a sustentabilidade da dívida dos Estados Unidos no curto e no longo prazo, podendo haver também uma elevação do preço do petróleo.

Por: Gabriel Furtado

23/06/2025 16:21

2 min de leitura

Kananaskis (Canada), 16/06/2025.- US President Donald Trump attends a working session during the Group of Seven (G7) Summit at the Pomeroy Kananaskis Mountain Lodge in Kananaskis, Alberta, Canada, 16 June 2025. EFE/EPA/LUDOVIC MARIN / POOL
Kananaskis (Canada), 16/06/2025.- US President Donald Trump atte...
▼

Parece que os Estados Unidos buscam evitar uma escalada do conflito com o Irã. O governo de Donald Trump não tem ganhos com a continuidade da guerra – muito menos com a intervenção dos EUA em território do país persa. Inicialmente, porque haveria uma quebra da promessa de campanha de Donald Trump, de que ele protegeria os interesses do povo americano, sem se envolver em guerras. Se, somente com ataques direcionados às instalações nucleares iranianas, muitos seguidores do MAGA (Make America Great Again) já criticam a operação militar, considere-se com os EUA, de fato, na guerra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão de não intensificar o conflito também se deve ao risco de colocar em perigo a vida de numerosos cidadãos americanos nas embaixadas do Oriente Médio. Trump reconhece que o governo iraniano poderia responder com ataques a consulados e embaixadas na Síria, no Iraque e em outros países da região. Além do aspecto humanitário, há também a questão econômica. Intervir na guerra implica maiores déficits fiscais e maior endividamento, em um momento em que o mundo discute a sustentabilidade da dívida americana no médio e no longo prazo.

Na esfera econômica, pode ocorrer um aumento do preço do petróleo, elevando a inflação para a população norte-americana. Também seria frustrada uma promessa de campanha: a melhoria da economia. Adicionalmente, é difícil prever as reações do próprio Irã e dos atores geopolíticos internacionais. Caso haja uma escalada da guerra, o Irã não aceleraria ainda mais seu programa nuclear para construir uma bomba atômica? Como reagirão China e Rússia, aliados do Irã?

Leia também:

FOTODELDÍA - WASHINGTON, 07/04/2025.- El presidente de Estados Unidos, Donald J. Trump (izq.), saluda al primer ministro israelí, Benjamin Netanyahu (der.), a su llegada a una reunión en el Ala Oeste de la Casa Blanca en Washington, D.C., EE.UU., el 7 de abril de 2025. La conferencia de prensa del presidente Trump y el primer ministro Netanyahu en la Sala Este ha sido cancelada. EFE/SHAWN THEW

Irã e Israel: vencedores e perdedores com o cessar-fogo

Blog post image

A regulamentação de redes sociais é assunto do povo (do Congresso)

Blog post image

Nova legislação sobre redes sociais pode gerar risco de censura prévia no Brasil

Em síntese, o ataque dos Estados Unidos às instalações nucleares iranianas parece ter sido uma resposta para prestar apoio a Israel, atender o lobby do deep state e dos neocons, e demonstrar a força americana, “sem entrar em guerra”. Trump sabe que escalar o conflito traz impactos políticos, geopolíticos, econômicos e humanitários não triviais. Se com o Iraque já foi complicado, imagine com o Irã.

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
conflito Irãcrise IrãDonald Trumpescalada conflito
Foto do Gabriel Furtado

Autor(a):

Gabriel Furtado

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Imagem do post

Brasil

Celebração do centenário de Clara Charf, “Guardiã da história de luta do Brasil”, realizada por familiares e amigos em São Paulo (SP)

19/07/2025 20:17 | 2 min de leitura

● Billie Eilish afirma estar colaborando com James Cameron, diretor de “Titanic”

19/07/2025 20:15 | 1 min de leitura

● Alemanha empata contra a França em jogo decisivo e conquista a classificação para as semifinais da Euro Feminina, após disputa de pênaltis, mesmo com um jogador a menos

19/07/2025 20:13 | 1 min de leitura

● Moraes afirma que Eduardo Bolsonaro cometeu novos delitos após o uso do monitoramento eletrônico imposto por Bolsonaro

19/07/2025 20:11 | 1 min de leitura

● São Paulo e Corinthians: confira os elencos para o confronto do Brasileirão

19/07/2025 20:09 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!