Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Por que Trump busca o Pix?

Por que Trump busca o Pix?

O pagamento digital é atualmente o método mais popular no Brasil, exercendo influência sobre as operações de empresas americanas de cartões e sistemas. …

Por: Ana Carolina Braga

17/07/2025 11:03

6 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A investigação comercial contra o Brasil, iniciada na terça-feira, 15, pelo governo dos Estados Unidos, sob ordem do presidente Donald Trump, visa diversas práticas que a Casa Branca considerou potencialmente “desleais”: obrigações e multas contra redes sociais americanas, acordos comerciais brasileiros com o México e a Índia e tarifas aplicadas sobre o etanol, entre outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, nenhuma delas gerou tanto impacto entre os brasileiros como a referência a uma suposta prática irregular envolvendo “meios de pagamentos eletrônicos criados pelo governo”, o Pix.

A investigação foi aberta em virtude da seção 301 da legislação de comércio norte-americana, que trata de “atos, políticas ou práticas de um país estrangeiro que são injustas ou discriminatórias e que prejudicam ou restringem o comércio dos Estados Unidos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relatório da agência federal responsável pelo comércio internacional dos EUA (USTR, na sigla em inglês) sustenta que tais meios de pagamento poderiam comprometer a competitividade de empresas americanas que operam no comércio digital e em serviços de pagamento eletrônico.

id=”Conflito no mercado”>Conflito no mercado

A USTR ainda não detalhou o motivo pelo qual um sistema de pagamento eletrônico desenvolvido pelo governo brasileiro seria considerado uma prática injusta nos Estados Unidos.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Prorroga Prazo para Beneficiários Contestarem Descontos Indevidos em 2026

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Beryl Gardinant em Ação: Nova Temporada de Anime Lança-se em Julho de 2026!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Salário Mínimo 2026: Aumento de R$1.621 e Milhões em Abono Salarial!

Desde o seu lançamento, o Pix conquistou uma fatia significativa de um mercado tradicionalmente dominado por bandeiras de cartão de crédito ou débito, como a Mastercard e a Visa, ambas com sede nos Estados Unidos, e por sistemas de pagamento eletrônico como Google Pay e Apple Pay, também americanos.

id=”Conflito no mercado”>Conflito no mercado

Contudo, de acordo com análises divulgadas na mídia brasileira, uma delas na coluna de Mariana Barbosa no portal UOL, a principal razão para a inclusão do Pix na investigação americana envolvia questões relacionadas ao WhatsApp Pay, de propriedade da Meta, liderada pelo bilionário Mark Zuckerberg, que se aproximou da Casa Branca após a retomada do poder de Trump.

O WhatsApp Pay foi lançado no Brasil em junho de 2020, sendo o primeiro país do mundo a receber o serviço para possibilitar transferências e pagamentos de compras através do WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros.

As transferências de dinheiro entre usuários eram gratuitas, enquanto as operações de compra de produtos incidiam sobre uma taxa de 3,99% do valor, cobrada pelo vendedor.

id=”Conflito no mercado”>Conflito no mercado

Na semana subsequente ao lançamento do sistema da Meta, o Banco Central – que se encontrava na fase final de desenvolvimento do Pix – e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiram suspender o WhatsApp Pay no Brasil.

O Banco Central declarou que o objetivo era manter um ambiente competitivo adequado, que garanta o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e econômico, e que o início ou prosseguimento das operações sem a análise prévia do regulador poderia causar danos irreparáveis ao SPB, principalmente em relação à competição, eficiência e proteção de dados.

A Cade destacou que a Cielo, responsável pela operação técnica das transações via WhatsApp Pay, poderia fortalecer ainda mais sua posição de mercado e apresentar riscos à concorrência. “Tais condições seriam de difícil criação ou replicação por concorrentes da Cielo, notadamente se o acordo em discussão envolver exclusividade entre elas”, declarou.

O Pix foi lançado em novembro de 2020, cinco meses após a suspensão do WhatsApp, e se tornou um dos meios de pagamento preferidos dos brasileiros, sem cobrança de tarifas.

id=”Conflito no mercado”>Conflito no mercado

De acordo com o Banco Central, até o final de 2024, 76,4% da população brasileira empregava o sistema, que se consolidou como o método de pagamento mais popular no país.

O WhatsApp Pay, por sua vez, foi autorizado e iniciou a realizar transações financeiras somente em março de 2021 – quando o Pix já havia conquistado a preferência dos brasileiros.

Uma das questões que podem surgir na investigação americana é se o Banco Central brasileiro teria empregado seu poder de forma inadequada para prejudicar uma plataforma privada que se configuraria como concorrente do Pix.

A USTR iniciou o período de recebimento de comentários sobre a investigação envolvendo o Brasil, e uma audiência pública está agendada para o dia 3 de setembro, em Washington.

id=”Conflito no mercado”>Conflito no mercado

O governo brasileiro refuta a investigação.

O perfil oficial do Palácio do Planalto, em publicação nas redes sociais na quarta-feira, defendeu o Pix.

O Pix é do Brasil e dos brasileiros. Parece que nosso Pix está causando um ciúme danado lá fora, viu? Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema Seguro, Sigiloso e Sem taxas.

“Portanto, o Brasil é que? Soberano. E tem muito orgulho dos mais de 175 milhões de usuários do Pix, que já é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros”, completou, endossando o discurso favorável à soberania do país repetido por Lula após Trump taxar produtos brasileiros em 50%.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que tem sido indicado por Lula para conduzir as negociações com a Casa Branca, também defendeu o Pix em reunião com empresários nesta quarta-feira.

Ao jornalistas, Alckmin afirmou que o sistema de pagamentos é um “sucesso” e que o Brasil irá detalhar ponto a ponto as questões levantadas na investigação comercial dos EUA.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Pagamentos eletrônicosPixTrumpWhatsApp Pay
Foto do Ana Carolina Braga

Autor(a):

Ana Carolina Braga

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Imagem do post

Internacional

Gustavo Petro Rejeita Autoridade de Maduro sobre Forças Armadas da Colômbia em Tensão Regional

18/12/2025 22:53 | 2 min de leitura

● Vôlei Renata avança às semifinais do Mundial de Clubes; Praia Clube é eliminado!

18/12/2025 22:55 | 1 min de leitura

● Ferrari interrompe desenvolvimento do carro de 2025, afirma Leclerc: "Decisão óbvia"

18/12/2025 23:17 | 1 min de leitura

● Carolina Chamberlain celebra o nascimento de sua primeira filha, Estella, em momento emocionante!

18/12/2025 23:29 | 1 min de leitura

● EUA Realizam Ataques Aéreos no Pacífico Oriental e Eliminam Narcoterroristas

18/12/2025 23:47 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!