Ponte Juscelino Kubitschek será reinaugurada após um ano de queda
Exatamente um ano após seu colapso, a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os estados do Tocantins e Maranhão na BR-226, será reinaugurada nesta segunda-feira (22). A cerimônia ocorrerá simultaneamente nas duas extremidades da ponte, a partir das 11h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com um investimento de R$ 171,9 milhões, a nova estrutura é entregue após um período crítico de interrupção, resultado da tragédia de 2024, que causou várias fatalidades. A travessia sobre o Rio Tocantins restabelece o fluxo vital entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).
Laudo da Polícia Federal aponta causas do colapso
Um laudo da Polícia Federal, obtido pela CNN Brasil, revelou que o colapso da Ponte Juscelino Kubitschek foi causado por uma combinação de fatores. O documento destaca que a sobrecarga crônica de veículos, que operavam acima da capacidade projetada, e a falta de restrições de tráfego em momentos críticos foram determinantes para a queda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A perícia também identificou problemas de manutenção, como a corrosão de armaduras e a ruptura de barras de aço, além da deformação lenta do concreto, que comprometeram a resistência da estrutura ao longo dos anos.
Histórico do colapso e reconstrução
A antiga ponte que ligava Maranhão e Tocantins desabou em 22 de dezembro de 2024. O Ministério dos Transportes anunciou que o valor total da obra de reconstrução será de R$ 171,9 milhões, com previsão de conclusão em dezembro de 2025.
LEIA TAMBÉM!
No dia 2 de fevereiro de 2025, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou a implosão da estrutura remanescente da ponte. O procedimento, que utilizou 250 kg de explosivos em uma operação controlada, foi planejado em conjunto com a ANTT e concessionárias de ferrovias próximas, garantindo a segurança da área.
