Polônia Prolonga Controles nas Fronteiras com Alemanha e Lituânia
O Ministério do Interior da Polônia anunciou nesta quarta-feira (1º) que a extensão dos controles nas fronteiras com a Alemanha e a Lituânia será mantida até 4 de abril de 2026. Essa medida, que já havia sido implementada em julho, visa conter a migração ilegal, em resposta a uma crise migratória orquestrada por Belarus e Rússia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contexto da Crise Migratória
Varsóvia afirma que a Polônia enfrenta uma crise migratória orquestrada por Belarus e Rússia, concentrada na fronteira leste do país desde 2021. Os dois países negam qualquer envolvimento na facilitação da travessia de migrantes, embora a Polônia continue a acusá-los de serem os principais responsáveis pela situação.
Extensão dos Controles
Inicialmente, os controles de fronteira duraram um mês e foram estendidos por mais dois meses em agosto. A nova extensão, confirmada pelo Ministério do Interior à Reuters, entrará em vigor em 5 de outubro e se estenderá até 4 de abril de 2026. Essa medida visa monitorar a rota migratória que se inicia nos Estados Bálticos e passa pela Polônia, rumo à Europa Ocidental.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atividades de Combate à Migração Ilegal
O Ministro do Interior, Marcin Kierwinski, enfatizou que os controles são focados em “capturar indivíduos que tentam contrabandear migrantes ilegalmente para o Ocidente”. Nos primeiros oito meses de 2025, foram registradas quase 25 mil tentativas de travessia ilegal na fronteira entre a Polônia e Belarus.
Detenções na Fronteira
Guardas de fronteira detiveram quase 500 cidadãos de países terceiros que cruzaram ilegalmente a fronteira da Lituânia para a Polônia. Adicionalmente, mais de 2.100 pessoas foram detidas por tentarem cruzar a fronteira da Polônia para a Alemanha, incluindo quase 550 estrangeiros que já haviam cruzado ilegalmente a fronteira entre a Polônia e a Bielorrússia.
