O acompanhamento, de maneira discreta, de policiais penais do Distrito Federal ocorreu em frente à residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na área do Jardim Botânico de Brasília, a partir da noite da última terça-feira (26).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para o monitoramento contínuo, uma viatura despersonalizada foi direcionada ao condomínio.
Na quinta-feira (28), duas viaturas passaram a integrar o acompanhamento de maneira mais estruturada.
LEIA TAMBÉM!
Lula afirma que não existe alternativa entre as opções apresentadas nas eleições presidenciais de 2026
Comissão Parlamentar Mista investiga que descontos visavam indígenas, quilombolas e ribereiros, afirma advogada
Lula comenta em evento sobre “COP da verdade” e adverte sobre a ameaça de colapso climático
O plano de controle, elaborado pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF, prevê duas viaturas em tempo integral, sem slogan ou brasão da polícia. Os policiais penais realizam revezamento no local. O documento é assinado pelo secretário Wenderson Teles.
Um ponto de apoio, em colaboração com o condomínio, foi criado para que os agentes – sem uniformes – pudessem ter um espaço para se hidratar, refezir ou utilizar o banheiro durante os períodos de revezamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A equipe de policiais penais acompanha em tempo real, com acesso remoto, a tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-presidente Bolsonaro e é informada de qualquer ocorrência.
A programação das horas e o cronograma de revezamento dos agentes são mantidos em sigilo devido a questões de segurança.
Decisão do Supremo Tribunal Federal
A atuação da polícia responde a uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), após um pedido do diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), e de uma manifestação favorável da PGR (Procuradoria-Geral da República).
Conforme a determinação do juiz, a medida deverá ser implementada:
A Polícia Federal solicita em comunicado ao Supremo, o reforço urgente e imediato de policiamento na área do entorno da residência de Bolsonaro, além da manutenção e verificação contínua da monitoração eletrônica.
A solicitação indica que a Polícia Federal tomou conhecimento de informações sobre um risco concreto de fuga de Bolsonaro. O documento aponta que o ex-presidente poderia tentar ingressar na Embaixada dos Estados Unidos e, em seguida, buscar asilo político no país.
Após essa decisão, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicou em redes sociais que o “desafio de suportar as humilhações” tem sido “enorme”.
Sabe… a cada dia que passa, o desafio tem sido enorme: resistir à perseguição, lidar com as incertezas e suportar as humilhações. Mas não tem nada, não. Nós vamos vencer. Deus é bom o tempo todo, e nós temos uma promessa. Pai, eu Te amo, independente dos dias ruins. Eu Te louvo de todo o meu coração. O Senhor não perdeu o controle de absolutamente nada. Hoje eu declaro: o Brasil pertence ao Senhor Jesus.
Fonte por: CNN Brasil