A equipe da DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática) iniciou, no domingo (17), a “Operação Fantasma” para investigar ataques cibernéticos e extorsão contra uma empresa de logística.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As investigações foram realizadas em locais associados ao principal suspeito, na cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, região Centro-Sul Fluminense, com o apoio de unidades do DGPE (Departamento-Geral de Polícia Especializada).
De acordo com a investigação da DRCI, o primeiro contato do criminoso foi em 6 de agosto, por e-mail, com solicitação de US$ 10 mil em moedas virtuais para evitar a divulgação de informações confidenciais da empresa, de clientes e fornecedores. A empresa acionou a delegacia especializada e formalizou comunicação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar das ações tomadas, as ameaças persistiram. No dia seguinte, dados internos foram divulgados para mais de vinte fornecedores, gerando impacto negativo na reputação da empresa. Na quarta-feira (13), ocorreu invasão ao WhatsApp corporativo, e colaboradores receberam mensagens solicitando contato com o diretor executivo.
Na operação, foram apreendidos e analisados dispositivos tecnológicos que comprovaram a responsabilidade do suspeito pelos crimes. A Polícia Civil informou que as investigações prosseguem com o objetivo de responsabilização criminal.
LEIA TAMBÉM!
Fonte por: CNN Brasil
