A Polícia Federal, em colaboração com a Receita Federal, efetuou a primeira apreensão de fentanil no histórico de Pernambuco, substância responsável por inúmeras mortes por overdose na América do Norte, notadamente nos Estados Unidos e no Canadá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Federal deteve, em flagrante, uma jovem de 20 anos no bairro do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, durante uma operação contra o tráfico interestadual de entorpecentes. A ocorrência teve registro em 10 de agosto, sendo noticiada pela PF somente nesta segunda-feira (15).
A investigadora, que se encontra desempregada, recebeu uma encomenda com cerca de 20 frascos de fentanil, juntamente com ácido bórico e éter, substâncias químicas empregadas no processamento de cocaína.
LEIA TAMBÉM!
Os agentes também apreenderam um celular que estava com a jovem, podendo contribuir para a identificação de demais participantes do esquema.
A mulher, sem histórico criminal, foi levada à Superintendência da Polícia Federal em Recife, onde foi formalmente acusada de tráfico interestadual de drogas. O delito acarreta penas que podem variar de cinco a dez anos de reclusão. Após os procedimentos legais, ela realizou exame médico e será encaminhada à audiência de custódia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fentanil é considerado 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais forte que a heroína. Desenvolvido na década de 1960 para uso hospitalar em anestesias e no tratamento de dores intensas, o opioide apresenta alto potencial de dependência e pode levar à parada respiratória em um curto período de tempo, especialmente quando utilizado de maneira não terapêutica.
Fonte por: CNN Brasil