A Polícia Civil de Alagoas, em operação na quarta-feira (30), desmantelou uma organização criminosa com atuação interestadual especializada em fraudes para desvio e revenda de veículos. Foram recuperados 28 automóveis e três indivíduos detidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A quadrilha atuava nos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia e foi apontada como responsável por um esquema que envolvia o emprego de documentos fraudulentos para obter veículos apreendidos por infrações administrativas em pátios do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), em Maceió.
A investigação revela que o grupo acompanhava os veículos apreendidos por órgãos competentes e criava vídeos dos automóveis com o objetivo de atrair potenciais compradores.
LEIA TAMBÉM!
Em seguida, passava-se à etapa de falsificação de documentos. Os criminosos elaboravam procurações fraudulentas em nome dos proprietários legítimos e apresentavam essa documentação às autoridades para conseguir a liberação dos veículos.
Com os veículos em circulação, o grupo realizava a revenda de maneira ilegal, operando tanto no mercado regional quanto em outros estados do Nordeste. Uma parcela dos automóveis era direcionada para oficinas clandestinas de desmontagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação começou após denúncias de proprietários que não encontraram seus veículos nos pátios dos órgãos. Com base nos boletins de ocorrência registrados, a Polícia Civil iniciou o cruzamento de dados e identificou a dinâmica de atuação da quadrilha.
Os indícios possibilitaram a realização de uma Verificação Preliminar de Informações (VPI), que fundamentou o início da operação. Na ação policial, foram executados mandados de prisão e busca e apreensão. Três indivíduos foram presos, dois em Maceió e um em Marechal Deodoro. Até o momento, 28 veículos foram recuperados e encaminhados para o pátio da Delegacia Geral.
A Polícia Civil estima que mais de 50 automóveis foram desviados. As investigações seguem em curso, com previsão de novas fases e prisões, além da recuperação de mais veículos.
A CNN contatou o Detran e o DMTT para obter uma posição e está aguardando resposta. O espaço permanece aberto.
Fonte por: CNN Brasil