Polícia frustra plano do PCC: mandados contra promotor e diretor em SP

Polícia cumpre mandados contra grupo que vigiava promotor Lincoln Gakiya e diretor de penitenciárias. Operação é coordenada pelo Ministério Público.

24/10/2025 9:59

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Desarticulada pela Polícia, Ameaça ao Sistema Prisional em São Paulo

Forças de segurança de São Paulo desmantelaram um plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) que visava atacar autoridades do sistema prisional e do Ministério Público em Presidente Prudente. A operação conjunta, realizada na sexta-feira (24.out.2025), resultou na quebra de 25 mandados de busca domiciliar em diversas cidades do estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os mandados foram cumpridos em localidades como Presidente Prudente, Álvares Machado, Martinópolis, Pirapozinho, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes e Santo Anastácio. A investigação revelou que o grupo criminoso tinha como alvos principais o promotor Lincoln Gakiya e o diretor Roberto Medina, coordenador das penitenciárias da região oeste paulista, onde estão presas a maioria das lideranças do PCC no estado.

Detalhes da Operação

Durante as buscas, foram identificados três integrantes do grupo criminoso: Victor Hugo da Silva, conhecido como “VH”; Welisson Rodrigo Bispo de Almeida, chamado de “Corinthinha”; e Sergio Garcia da Silva, apelidado de “Messi”. A estratégia do grupo seguia um modelo similar ao planejado anteriormente contra o ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Gaeco informou que a célula operava sob um esquema de compartimentação, dificultando a detecção da trama.

Apreensões e Monitoramento

Os investigadores constataram que os criminosos já haviam mapeado e monitorado os hábitos diários das vítimas. Durante as buscas, foram apreendidos materiais que indicam o monitoramento das vítimas, incluindo fotografias do carro da mulher de Medina, demonstrando a observação de familiares das autoridades.

Leia também:

Apoio Institucional

O Ministério Público, por meio do Procurador-geral de Justiça Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, manifestou apoio às autoridades que eram alvo do plano criminoso. A nota pública ressaltou a atuação integrada das instituições e reafirmou o compromisso de combater o crime organizado.

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.