Operação Compliance Zero da PF Alvo de Investigação
Nesta quarta-feira (14), a Polícia Federal (PF) realiza buscas em endereços relacionados ao empresário Nelson Tanure, além de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. A operação Compliance Zero visa combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os Tanure estão entre os investigados, sendo Nelson Tanure conhecido por seus investimentos em diversas empresas. Atualmente, ele investe em pelo menos 11 companhias, incluindo a Light, responsável pela energia elétrica no Rio de Janeiro, a construtora Gafisa e a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).
Mandados de Busca e Apreensão
Os agentes da PF estão cumprindo 42 mandados de busca e apreensão em estados como São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Essas ações foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou o sequestro e bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 5,7 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro executivo alvo da operação é João Carlos Mansur.
Perfil de Nelson Tanure
Nelson Tanure começou a investir na Light em 2023, quando a empresa enfrentava sérias dificuldades financeiras. Em suas redes sociais, ele destacou a importância de ajudar na recuperação da companhia, dialogando com credores e stakeholders. Em agosto, Tanure estava envolvido em negociações para que a Novonor vendesse o controle acionário da Braskem para a Petroquímica Verde, um fundo de investimento que ele apoia.
LEIA TAMBÉM!
Tanure possui um histórico acadêmico notável, tendo estudado na Harvard Business School em 2015 e se formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia. Ele também passou dois anos no Institut des Hautes Etudes de Développement Economique et Social, em Paris, entre 1975 e 1976.
Setores de Investimento
Os investimentos de Tanure abrangem diversos setores, como saúde, geração de energia, bens de capital, serviços industriais, petróleo e gás, setor financeiro, imprensa, telecomunicações e imobiliário. Ele também já atuou na compra e venda de ativos estressados e participações minoritárias em várias áreas.
Empresas em que Tanure é Investidor
- EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia): Investidor desde 2024
- Light: Investidor desde abril de 2023
- Alliança: Investidor desde agosto de 2021
- Ligga Telecom: Investidor desde novembro de 2020
- Horizons Telecom: Investidor desde dezembro de 2020
- Sercomtel: Investidor desde setembro de 2020
- Gafisa: Investidor desde 2019
- Prio (Antiga PetroRio): Investidor desde 2012
- TIM Brasil: Investidor desde 2010
- Docas Investimentos S.A: Investidor desde 2000
- Sequip (Serviços de Engenharia e Equipamentos): Investidor desde 1990
Além dessas empresas, Tanure foi investidor nas telecomunicações Intelig Telecom, de 2008 a 2010, e da Oi, entre 2005 e 2008.
