Polícia Federal detém ex-ministro Gilson Machado em Recife
Ex-ministro do Turismo teria coordenado a saída de Cid da Argentina e o desvio de recursos financeiros para o presidente Bolsonaro.
O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso na sexta-feira (13) em Recife (PE). A informação foi confirmada à CNN por fontes da Polícia Federal (PF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a instauração de inquérito contra Machado, acusando-o de obstrução de investigação de organização criminosa e favorecimento pessoal.
O pedido se fundamenta em informações da Polícia Federal (PF) de que Machado teria atuado, em 12 de maio, para obter a expedição de um passaporte português junto ao consulado de Portugal no Recife (PE) em favor do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, “para viabilizar sua saída do território nacional”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, Machado conduziu uma campanha de arrecadação de doações financeiras destinada a Bolsonaro, o que também despertou a atenção dos investigadores.
Gonete afirma ao pedido da PGR ao Supremo que Machado não conseguiu emitir o documento para Cid, mas que a PF ainda acredita que ele possa buscar outras alternativas em embaixadas e consulados.
Leia também:
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Governadores de Oposição se Reúnem e Anunciam “Consórcio da Paz” no Combate ao Crime Organizado
Cláudio Castro anuncia consórcio de segurança pública com outros governadores do Brasil
Para Gonet, essas informações suscitam suspeitas de que Machado esteja buscando obstruir a ação penal relacionada à tentativa de golpe. A PGR solicitou que o ministro Alexandre de Moraes autorizasse não apenas o inquérito, mas também medidas de busca e apreensão.
As buscas visariam o progresso das investigações, que poderiam se beneficiar do apreço de documentos, anotações, registros, mídias, aparelhos eletrônicos e demais dispositivos de armazenamento de dados reveladores de circunstâncias criminosas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












