Polícia Federal critica mudanças de Guilherme Derrite em projeto de combate ao crime organizado

Polícia Federal critica mudanças no projeto de combate ao crime organizado, alertando para restrições que podem comprometer sua atuação e eficácia

10/11/2025 19:56

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Polícia Federal Critica Mudanças em Projeto de Combate ao Crime Organizado

A Polícia Federal (PF) manifestou sua insatisfação nesta segunda-feira (10) em relação às alterações realizadas pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP) no projeto de combate ao crime organizado, que foi enviado pelo governo ao Congresso. A corporação alertou que o relatório apresentado na Câmara impõe “restrições significativas” à sua atuação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O PL nº 5.582/2025, conhecido como Lei Antifacção, foi reformulado e agora é chamado de “Marco Legal do Combate ao Crime Organizado”. Em nota, a PF destacou que, com o novo relatório, seu papel histórico no combate ao crime, especialmente contra organizações poderosas, poderá ser comprometido.

A corporação ressaltou que a execução de operações pela Polícia Federal passaria a depender de solicitação do governo estadual da área investigada. Essa mudança, segundo a PF, representa um risco real de enfraquecimento no enfrentamento ao crime organizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.