Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza prisões por golpes na zona Sul
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu Matheus Cantalice Ribeiro Pereira, de 22 anos, e Maria Luiza Machado Velho da Silva, de 21 anos. Eles são suspeitos de estarem envolvidos em golpes na zona Sul da capital. As detenções ocorreram nesta semana em Araruama, na Região dos Lagos, em uma ação conjunta da DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), 13ª DP (Ipanema) e 22ª DP (Penha).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as investigações, os dois tinham mandados de prisão preventiva emitidos pela Justiça e eram considerados foragidos. As apurações também apontam que um terceiro suspeito foi preso na semana passada, na mesma região.
Modus operandi do grupo
De acordo com a Polícia Civil, o grupo utilizava aplicativos de relacionamento para atrair vítimas, especialmente turistas e pessoas com contas bancárias. Um dos casos em investigação ocorreu em agosto de 2025, quando um turista de Recife relatou ter perdido mais de R$ 60 mil após consumir uma bebida oferecida por um dos suspeitos em Copacabana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro incidente, registrado em junho do mesmo ano, envolveu um turista italiano que teria sido dopado e roubado em Ipanema. Nesse caso, foram levados um celular, uma mochila e valores equivalentes a 19.910 euros em transações bancárias.
Histórico criminal dos suspeitos
Conforme informações da DEAT, tanto Maria Luiza quanto Matheus possuem antecedentes criminais relacionados a crimes semelhantes, incluindo investigações por roubo, furto e associação criminosa. Após a prisão, ambos foram levados para a unidade policial e estão agora à disposição da Justiça no sistema prisional.
