Polícia captura 8° suspeito da morte de Ruy Ferraz em Itanhaém
Homem é encontrado em Itanhaém e é suspeito de ser o atirador na emboscada que resultou na morte do ex-delegado em setembro. Confira no Poder360.
Polícia Civil de São Paulo prende oitavo suspeito no caso do ex-delegado Ruy Ferraz
A Polícia Civil de São Paulo deteve, nesta terça-feira (21.out.2025), o oitavo suspeito envolvido no assassinato do ex-delegado-geral do Estado, Ruy Ferraz, de 64 anos. Ele foi morto em uma emboscada no dia 15 de setembro, na Praia Grande, litoral paulista.
O suspeito, José Nildo da Silva, de 47 anos, foi capturado em Itanhaém, na Baixada Santista. Segundo o delegado-geral de São Paulo, Artur Dian, ele já tinha registros na polícia por porte ilegal de arma e violência doméstica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Transferência e depoimento
Conforme informado por Dian, José Nildo será transferido para a sede do departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), na capital paulista, onde prestará depoimento sobre o caso. Ele teria sido visto no dia do crime em uma das residências utilizadas pelos criminosos.
Leia também:

Operação do PCC em São Paulo resulta na prisão de 16 pessoas e 110 mandados cumpridos

Região Metropolitana do Recife registra 13 ocorrências de crianças baleadas em 2025, ultrapassando números de Rio e Salvador

A Polícia Federal estabelece normas para o transporte de armas por guardas municipais
Duas outras pessoas ainda estão foragidas, enquanto uma terceira foi morta em confronto com a polícia. O suspeito entrou no imóvel acompanhado de uma mulher, usando colete à prova de balas e portando uma arma, cujo modelo não foi identificado.
Investigação em andamento
Detalhes do crime
Ruy Ferraz Fontes foi assassinado em um bairro próximo à prefeitura e ao fórum de Praia Grande. Câmeras de segurança registraram seu carro em alta velocidade, fugindo até capotar entre dois ônibus ao tentar acessar uma avenida. O veículo que o perseguia colidiu com um dos ônibus, e três homens armados com fuzis saíram do carro.
Dois deles se aproximaram do carro de Ruy e dispararam contra ele, fugindo pela mesma avenida utilizada na perseguição.
Carreira de Ruy Ferraz
Ferraz atuou como delegado por mais de 40 anos, passando pela Divisão de Homicídios e chefiando a Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo. Antes de se aposentar, foi responsável pela prisão de líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital) nos anos 2000.
Recentemente, Ruy Ferraz havia assumido o cargo de secretário de Administração na prefeitura de Praia Grande.
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.