PMI de serviços da China cai para 52,0 em dezembro, o menor em seis meses, mas otimismo empresarial atinge o maior nível desde março. Descubra mais!
O PMI (Índice de Gerentes de Compras) de serviços da China caiu de 52,1 em novembro para 52,0 em dezembro, atingindo o menor nível em seis meses. A informação é de uma pesquisa realizada pela S&P Global em colaboração com a RatingDog.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por outro lado, o PMI composto, que abrange tanto a indústria quanto os serviços, registrou um leve aumento, passando de 51,2 para 51,3 no mesmo período. Mesmo com a queda no PMI de serviços, valores acima de 50 ainda indicam uma expansão da atividade na segunda maior economia global.
Segundo a S&P, tanto a atividade de negócios quanto as novas encomendas apresentaram crescimento, embora no ritmo mais lento desde junho. As empresas, por sua vez, continuaram a reduzir postos de trabalho pelo quinto mês consecutivo e relataram um aumento no volume de pedidos em atraso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em relação aos preços, os custos de insumos seguiram em alta, enquanto os valores cobrados pelos serviços caíram pela segunda vez em três meses, reflexo da intensa competição no mercado. Apesar desses desafios, o otimismo dos empresários para os próximos 12 meses alcançou o maior nível desde março, impulsionado por expectativas de um mercado mais favorável e planos de expansão para 2026.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.