Decisões Financeiras nas PMEs
De acordo com o Panorama PME Brasil, um estudo inédito da Visa em colaboração com a consultoria BMC, 82% das pequenas e médias empresas (PMEs) não aguardam o momento ideal para tomar decisões. Elas agem com base nas necessidades mais urgentes. A pesquisa, que analisa a gestão dos pequenos negócios, destaca a relevância da educação e capacitação financeira para os empreendedores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carla Mita, vice-presidente de Marketing da Visa no Brasil, afirma que o estudo evidencia como os empreendedores tomam decisões financeiras de maneira pragmática, reagindo às demandas diárias e priorizando soluções que proporcionam impacto imediato. “Esse olhar, orientado por dados, reforça a importância da nossa atuação consultiva”, explica Mita.
Desafios e Uso de Tecnologia
O levantamento revela que 46% das PMEs ainda utilizam métodos não digitais, como cadernos e papel, para gerenciar suas contas. Apesar disso, 82% afirmam ter algum contato com a tecnologia, e 31% já incorporaram soluções de inteligência artificial em suas rotinas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os principais desafios enfrentados pelas PMEs, destacam-se: manter uma reserva financeira para imprevistos (53%), otimizar compras e encontrar bons fornecedores (50%), gerenciar pessoas e estruturar equipes (47%) e administrar o pagamento de despesas (44%).
Intenção de Aprimoramento
Em relação à intenção de aprimorar a gestão financeira, o estudo aponta que 91% dos empreendedores desejam aprender mais sobre gestão e administração. Desses, 88% preferem um aprendizado simples e prático, aplicável no dia a dia. Além disso, 58% gostariam de dedicar mais tempo ao negócio, enquanto 54% buscam manter a saúde financeira e emocional sob controle antes de considerar a expansão.
