Pluralidade da Câmara se manifesta contrária a operações somente com aprovação do Legislativo
Foram entrevistadas 6.238 pessoas, no período entre 20 e 25 de agosto; a margem de erro é um ponto percentual.

Uma pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, publicada nesta quinta-feira (28), indicou que a maioria da população brasileira se opõe a iniciativas que vinculam operações policiais e investigações envolvendo parlamentares à aprovação do Congresso Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados se opõem à hipótese de que a polícia somente possa conduzir operações nas dependências do Congresso com autorização da Câmara dos Deputados ou do Senado. 27% manifestaram apoio à medida, e 2% não souberam responder.
A rejeição também é significativa quando se trata das investigações de parlamentares. A sugestão de que deputados e senadores só possam ser investigados se o Congresso autorizar, por meio de votação majoritária, foi descartada por 74% dos entrevistados, com 25% manifestando apoio e 2% não souberam opinar.
Leia também:

Congresso rejeita pedido do governo para incluir item adicional

MPF quer que Bolsonaro pague despesas de escritório nos EUA

Apoadores percebem Alckmin com maior força na disputa de 2026
Em relação à proibição de prisão de deputados e senadores, exceto em casos de flagrante delito, 70% se manifestam contrários à proposta, 28% são favoráveis e 2% não sabem.
Foram realizadas entrevistas com 6.238 indivíduos, por meio de questionário online, nos dias 20 a 25 de agosto. O erro amostral varia em um ponto percentual, ambos para cima e para baixo. O intervalo de confiança é de 95%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Proposta de Emenda à Constituição que visa à blindagem de parlamentares surgiu em um contexto de crescente desgaste da relação entre o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, intensificada por decisões favoráveis a movimentos sociais e partidos de esquerda. A proposta busca proteger
As duas medidas estão inseridas na chamada PEC da Blindagem, que propõe novas normas para a investigação e prisão de parlamentares. O texto determina que somente haverá abertura de processos contra deputados e senadores se o Legislativo conceder autorização e também define circunstâncias específicas para a prisão em flagrante.
A proposta tem o apoio do Centrão e, mais recentemente, também de parte da oposição. O texto estava em discussão no plenário nesta quarta-feira (27), porém líderes da Câmara não chegaram a um consenso sobre a votação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)