O Supremo Tribunal Federal determinou o adiamento da reunião de chefes de justiça dos países do Brics (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), originalmente agendada para 11 de agosto de 2025, em Brasília.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O tribunal confirmou ao Poder360 o adiamento para esta quinta-feira (24.jul), porém não justificou a decisão. Comunicou que ainda não há nova data definida.
A reunião estava inserida na agenda oficial do BRICS, que ainda não fora atualizada. O evento seria coordenado pela presidência do STF, atualmente liderada pelo ministro Luís Roberto Barroso.
LEIA TAMBÉM!
Se a nova data do evento não for definida em breve, Barroso poderá não ser o anfitrião, visto que seu mandato se encerra em setembro.
O Judiciário brasileiro tem sido alvo de críticas diante das tensões diplomáticas que o governo enfrenta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cumplicidade foi reagendada para oito dias após a implementação da taxa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros, medida adotada por Donald Trump (Partido Republicano) em resposta às investigações do STF contra Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe.
A Casa Branca também suspendeu vistos para juízes brasileiros e indicou que pode implementar novas restrições.
Na mesma quinta-feira (24.jul), o governo dos Estados Unidos fez mais uma crítica ao ministro do STF Alexandre de Moraes, que lidera as investigações contra Bolsonaro.
Fonte por: Poder 360