Plenário vota favoravelmente em proposta que elimina a revisão psicológica de integrantes da polícia

O projeto também revoga partes que restringem o acesso de agentes a armas de uso restrito, como fuzis e carabinas.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 466/24, que elimina a avaliação psicológica a cada três anos para servidores da segurança pública que exercem o porte de arma de fogo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta suspende partes da Portaria Conjunta 1/24, emitida pelo Exército e pela Polícia Federal.

O projeto também suspende partes que limitam o acesso de agentes de segurança pública a armamentos de uso restrito, incluindo fuzis e carabinas, além de acessórios controlados pelo Exército, como miras com visão noturna ou termal e silenciadores (supressores de ruído).

LEIA TAMBÉM!

A afirmação de Pollon ressaltou que impor restrições sem uma fundamentação técnica adequada sobre seus impactos na segurança pública e na atuação das forças policiais compromete a eficácia das operações de segurança e pode, potencialmente, colocar em risco a proteção da sociedade.

O relator, deputado Delegado Caveira (PL-PA), defendeu a aprovação do texto. Ele argumentou que o governo federal tem promovido uma restrição progressiva do acesso à licença de armas de fogo, inclusive para profissionais que possuem direito legal ao armamento, em razão das funções que exercem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A portaria em questão apresenta barreiras que excedem o poder regulamentar, notadamente ao vedar o emprego de acessórios legítimos e ao impor obrigações excessivas de revalidação psicológica para servidores inativos.

A proposta será analisada em caráter definitivo pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para se tornar lei, o projeto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Com informações da Agência Câmara Notícias.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

Sair da versão mobile