Plenário não possui estrutura para lidar com a alta nos preços, afirma Arko ao WW
A análise aponta que o Poder Legislativo brasileiro demonstra falta de preparo para questões complexas, priorizando temas urgentes, como emendas e o pac…

O Congresso Nacional brasileiro revela falta de preparo para tratar de questões complexas, conforme análise do cientista político Murillo de Aragão durante o WW. A avaliação indica que o Legislativo mantém uma postura provincial, com baixo interesse em assuntos de abrangência internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Aragão, em março, quando se iniciou o primeiro rodízio tarifário, ele alertou líderes do Congresso sobre a necessidade de formar uma comissão especial para analisar as possíveis consequências para o Brasil.
Contudo, o foco dos parlamentares continua em questões como emendas, debates sobre o pacote fiscal e o relacionamento com o governo.
Leia também:

55% dos brasileiros concordam com a utilização da tornozeleira eletrônica para condenados em casos de menor potencial ofensivo

Pesquisa Datafolha aponta que governo Lula tem 40% de reprovação e 29% de aprovação

Deputado propõe projeto de lei para compensar setores impactados pelo aumento tarifário
Preocupações institucionais
De acordo com Aragão, os parlamentares expressam indignação diante do que consideram um ataque institucional sem precedentes no Brasil. Há, ainda, o temor de que eventuais retaliações possam afetar as lideranças do Congresso Nacional.
A situação é agravada pela incerteza em relação a possíveis sanções comerciais, tecnológicas e militares, que podem afetar o país. “O cardápio é muito amplo e isso pode gerar consequências muito sérias”, alerta o especialista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Perspectivas futuras
Aragão indica que a questão da anistia aos condenados pelo 8 de janeiro deve retornar à pauta, podendo ser submetida a votação, ainda que com restrições ou limitações. Quanto ao impeachment, a análise aponta que seria uma medida improvável no momento.
O especialista em política destaca que as eleições do próximo ano e a composição do Senado que surgirá em 2026 podem trazer novos desdobramentos para o cenário político. Atualmente, o Congresso mantém-se em posição de cautela, aguardando os acontecimentos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)