Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brasil
  3. Plenário do Senado analisa medidas para fortalecer conteúdos de direita, em articulação com grandes empresas de tecnologia

Plenário do Senado analisa medidas para fortalecer conteúdos de direita, em articulação com grandes empresas de tecnologia

Evento do partido no Ceará incluiu treinamentos oferecidos pelo Google e pela Meta; as empresas afirmam que seminários são frequentes entre partidos políticos e abordam o emprego de ferramentas digitais.

Por: Ricardo Tavares

08/06/2025 14:14

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro tem se aproximado das grandes empresas de tecnologia para fins partidários. Em 2025, foram realizados dois seminários de comunicação com treinamentos voltados para o estímulo de conteúdo e elogios às empresas estrangeiras por estarem “do lado certo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, o partido buscou a Meta, proprietária do Instagram e do WhatsApp, e a Google para ministrar treinamentos em Fortaleza. Anteriormente, recebeu apresentações de profissionais do X e do TikTok no seminário em Brasília.

Em sua visita à capital cearense, em 30 de maio, Bolsonaro elogiou a participação das grandes empresas de tecnologia e afirmou que a Google e a Meta “estão no lado certo” ao aderir às “diretrizes da 1ª Emenda dos Estados Unidos”, que garante a liberdade de expressão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Meta e Google, durante o seminário de Fortaleza, indicaram que esses treinamentos são conduzidos regularmente com partidos e atores políticos, independentemente de suas ideologias. As empresas não divulgaram o número de eventos em que participaram durante este ciclo eleitoral.

A empresa controladora do Facebook informou que os eventos visam “capacitar equipes sobre as melhores práticas nas plataformas”. O Google declarou que eles oferecem “compreensão de profissionais em diversas áreas sobre novas tecnologias”, incluindo a ferramenta Google Trends e o chatbot de inteligência artificial Gemini. Seguem as íntegras das notas da Meta (PDF – 18 kB) e do Google (PDF – 20 kB).

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Senador propõe restrições ao PL da Dosimetria após 8 de janeiro de 2023

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Flamengo e Wap Firmam Patrocínio de Longo Prazo com Acordo de R$ 11 Milhões!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Sergio Moro defende redução de penas para casos 8 de janeiro no Senado

Influenciadores de direita

O ex-presidente Jair Bolsonaro creditou sua vitória em 2018 ao uso de celular e afirmou que o trabalho de influenciadores da direita é a causa da certeza de que a vitória um dia se concretizaria. O PL tem investido na aproximação e no impulso de conteúdos de criadores alinhados com a legenda.

O partido lançou em 2024 a “Academia da Direita” com núcleos de formação para criadores de conteúdo e tem promovido campanhas com os principais nomes da sigla –notadamente aqueles com maior alcance no público digital, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

A presença de grandes empresas de tecnologia em eventos do partido visa promover esses conteúdos. Um profissional técnico da Meta realizou uma apresentação inicial sobre o Llama, inteligência artificial da empresa, e como ela pode aumentar o alcance das publicações de influenciadores de direita.

Empresas de tecnologia sob investigação no Supremo Tribunal Federal.

O Supremo Tribunal Federal retomou na quarta-feira (4.jun.2025) a análise sobre a responsabilização das redes sociais por conteúdos dos usuários. A Corte avalia a validade do artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965 de 2014), que determina que a remoção de determinados conteúdos ocorra somente após decisão judicial.

A conversa retomou-se após o governo de Donald Trump (Partido Republicano) anunciar que restringiria vistos para autoridades que “censuras” os norte-americanos e empresas de tecnologia. Embora não esteja claro se as sanções incluem autoridades brasileiras como o ministro Alexandre de Moraes, em 21 de maio, o secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que o magistrado poderia ser um alvo.

O senador e secretário-geral do PL, Rogério Marinho (RN), durante o seminário em Fortaleza, criticou o julgamento, afirmando que o artigo é uma “tradição do direito brasileiro e internacional”.

“O que eles querem é criar um ministério da verdade, da isenção, um ministério em que vão dizer o que é verdade e o que é mentira”, declarou o congressista.

O Google também se manifestou contrariamente à revisão do artigo. A empresa de tecnologia declarou que o Marco Civil “pode e deve ser aprimorado”, mas ressaltou a importância de se adotarem critérios que evitem “insegurança jurídica e a remoção indiscriminada de conteúdo”.

As boas práticas de moderação de conteúdo por empresas privadas são incapazes de lidar com todos os conteúdos controversos, na variedade e profundidade com que eles se apresentam na internet, refletindo a complexidade da própria sociedade. A atuação judicial nesses casos é um dos pontos mais importantes do Marco Civil da Internet, disse a empresa em comunicado.

.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
inteligência artificialliberdade de expressãopartidos políticosredes sociaistecnologia
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

Internacional

Trump faz discurso enfático, destaca realizações e critica inflação na nação

18/12/2025 7:55 | 2 min de leitura

● Starfield Chega ao Nintendo Switch 2 e PlayStation 5 em 2026? Novo Rumor Surpreende!

18/12/2025 8:55 | 1 min de leitura

● Polícia Federal inicia nova fase da Operação Sem Desconto para proteger aposentados do INSS

18/12/2025 7:01 | 1 min de leitura

● Homem que perseguia Isis Valverde é preso após terceira tentativa de contato no Rio de Janeiro

18/12/2025 7:11 | 1 min de leitura

● Polícia Federal prende Romeu Carvalho Antunes, filho de notório criminoso "Careca do INSS"

18/12/2025 7:41 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!