PlayStation 2 se converte em um computador executando Windows 95
Com mais de 25 anos de trajetória, o PlayStation 2 ainda consegue vencer certos obstáculos.

Lançado em março de 2000, o PlayStation 2 (PS2) reflete uma época mais rudimentar da indústria de jogos, onde não existiam microtransações e o digital ainda estava em desenvolvimento inicial. O console também foi disponibilizado sem um sistema operacional completo, o que não impediu um entusiasta de tentar convertê-lo em um computador utilizando Windows 95.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O canal MetraByte documentou o extenso e complicado processo, que evidenciou as dificuldades de instalar o sistema operacional em um console com mais de 25 anos. Além disso, a incompatibilidade do hardware e a ausência de suporte a mouse dificultaram o projeto.
Foi possível graças à combinação de um PlayStation 2 desbloqueado, o DOSBOX e um emulador do formato x86. O YouTuber também conseguiu fazer com que um teclado funcionasse junto à plataforma da Sony, o que foi bastante útil na hora de inserir vários comandos para a instalação.
Leia também:

A atualização 4.0.1 introduz a nova classe Druida em Diablo Immortal

Ofertas de jogos de PC na Epic Games; descontos de até 80% disponíveis

A Capcom expande sua presença no mercado de PC, observando uma diminuição da participação da PlayStation
O PlayStation 2 com Windows 95 executa Doom?
O vídeo do MetraByte, com mais de 26 minutos de duração, pode provocar alguns “traumas de guerra” entre aqueles que trabalharam com o Windows 95 no passado. Mesmo na época de seu lançamento e quando utilizado com hardwares mais adequados, o sistema operacional apresentava uma instalação lenta e sujeito a diversas falhas.
A instalação completa da plataforma no PlayStation 2 foi alcançada após longas horas de tentativas e falhas. Contudo, as camadas de emulação utilizadas comprometem o desempenho da plataforma, mesmo em operações básicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O MetraByte enfrentou seu maior desafio ao tentar executar o console modificado com Windows 95 e o jogo Doom, um teste crucial para qualquer dispositivo eletrônico. Apesar da instalação do jogo, o experimento não obteve sucesso em carregar o FPS de forma adequada, causando diversos travamentos.
PlayStation 5 Pro terá integração completa do AMD FSR 4 com tecnologia idêntica à do PC.
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.